Notícias

Cerimônia de Abertura e 191 jogos marcam primeiro dia da Etapa de Goiânia

Terça, 04 de Novembro de 2025, 19h02
imprensacbbd
imprensacbbd

O Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI – 4ª Etapa Circuito Nacional de Badminton 2025 começou nesta terça-feira (4) em Goiânia (GO). Anfitrião do evento, José Roberto Santini Campos, presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), recebeu para a Cerimônia de Abertura Terita Michele, Gerente de Práticas Desportivas e Paralímpicas de Goiânia, Everton Pontes, presidente da Federação de Badminton do Estado de Goiás (FEBAG), Bruna Vasconcelos, Representante da Equipe de Arbitragem, André Marques de Melo, Representante da Comissão de Atletas (Clube Apamece-PB), e Ednara Silva Pereira, Superintendente de Esporte e Lazer do Governo do Estado de Goiás.  

 

“O ano foi muito positivo, com quatro etapas competitivas e grande número de participantes. A gente tem hoje 26 federações filiadas e o número de participantes de atletas filiados cresce a cada dia, média de 470 atletas inscritos nas competições. Então, o nível técnico cresce e a quantidade de jogos também. A equipe tem feito um trabalho excelente, as entregas estão cada vez maiores, as demandas também. Quanto mais você faz, mais o pessoal cobra. Então, quanto mais qualidade a gente apresenta, mais a gente tem que apresentar, mas faz parte da evolução. Estou extremamente satisfeito”, afirmou José Roberto Santini Campos, presidente da CBBd.  

 

Primeiro dia com 191 jogos

 

A 4ª Etapa Nacional de Badminton de 2025 debutou com 191 jogos, começando com partidas da categoria Sub-15 na chave de simples masculina. As meninas da mesma idade também entraram em ação, assim como atletas de base dos dois naipes no Sub-17, Sub-13, Sub-11 e Sub-19. Na Principal, no caso os adultos, foram realizadas partidas apenas do individual masculino. Os destaques da abertura da Etapa de Goiânia do Nacional de Badminton foram os líderes do Ranking Nacional no Sub-15: Yuji Milani Kaida e Elisa Del Passo Fraga ganharam na estreia da competição.

 

“Estava nervoso no começo, sempre fico nervoso no primeiro jogo. Eu também estava com medo porque estava difícil controlar a peteca, por isso, estava tentando não forçar muito. Às vezes, o jogo não estava indo do jeito que eu planejava”, disse Yuji Kaida, que explicou que o principal motivo do nervosismo é ser o primeiro cabeça de chave do evento. Ele também comentou em quem se inspira. “Gosto de ver jogar a Juliana, Viana. Além dela, o pessoal da seleção que também é do meu clube, como a Sâmia (Lima), a Sânia (Lima), o Jonathan (Matias), e, principalmente, o Arthur Pomoceno”, concluiu o atleta do Paulistano.

 

“O ginásio está diferente do que estou acostumada, então tive que adaptar totalmente o meu jogo, tanto dos dois lados, pois tem um lado que a peteca está mais rápida e no outro está mais lenta. Aí tive que adaptar meu jogo a cada lado que ia e a cada ponto. Esse jogo foi um muito de pensar, porque não tava contando só a minha habilidade. Eu tinha que pensar muito pra jogar, porque senão ficava jogando para fora e não conseguia jogar”, afirmou Elisa Fraga, que revelou quem a inspira entre os profissionais. “Me inspiro muito na Juliana Viana e também na Juliana Murosaki, que é do meu clube”, concluiu a atleta do Arqueiros Campinas.

 

Na primeira rodada do simples masculino Sub-15, Yuji Kaida derrotou Gabriel Martins, por 2 games a 0, parciais de 21/17 e 21/12. Já no individual feminino da mesma idade, Elisa Fraga bateu Helena Xavier Santos, igualmente em sets diretos, com séries de 21/19 e 21/9. Nas oitavas de final, o principal favorito desta faixa etária terá pela frente Danilo Mandotti Barão, novo cabeça de chave. Já a melhor ranqueada da Etapa de Goiânia entre os atletas de até 15 anos enfrenta Vitória Oliveira, a décima cabeça de chave.

 

Juliana Viana estreia nesta quarta

 

A chave individual feminina entre os adultos começa nesta quarta-feira (5). Principal nome do badminton brasileiro na atualidade, Juliana Viana estreia contra Natalya Geisler, às 10h30. Jeisiane Alves, segunda do Ranking Nacional, debuta contra Sâmia Lima, um pouco mais tarde, a partir das 11h. Já os confrontos das duplas masculinas iniciam às 12h30 com Davi Silva e Fabrício Farias enfrentando no primeiro compromisso Carlos Eduardo Pacheco e Diego Rodrigues.

 

Mais adiante, a partir das 14h, iniciam os duelos das duplas femininas, com destaque para Juliana Viana e Sânia Lima encarando Maria Julia Nascimento e Tamires Santos. Por fim, os desafios das parcerias mistas começam 15h15, com o duelo principal envolvendo Fabrício Farias e Jaqueline Lima, melhores ranqueados do evento, diante de Luiz Luciano Neves e Yara Julia Lima.

 

Confira todos os resultados do primeiro dia de evento no link a seguir https://cbbd.tournamentsoftware.com/tournament/1b502076-a113-4c09-ac8b-1f9e4b158003/matches/20251104

 

Foto: Vinícius Baroni/Fotop


ELEIÇÕES 2024

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias