Notícias
Hegemonia mantida para sete campeões do Brasileiro de 2024
O IX Campeonato Brasileiro de Parabadminton acabou nesta sexta-feira (1) com sete campeões que mantiveram seus títulos da edição anterior e cinco novos vencedores. Vitor Tavares, da classe SH6, Jonathan Cardoso, SL3, Rogério Oliveira, SL4, Marcelo Conceição e Daniele Souza, WH1, e Júlio Godoy e Maria Gilda Antunes, WH2, ganharam a medalha de ouro deste ano, assim como em 2023 e 2022.
A competição adulta foi disputada por seis classes e produziu 12 campeões, portanto, cinco deles não venceram na temporada passada. Cristiane Lourenço, da SH6, Kauana Beckenkamp, SL3, Edwarda Dias, SL4, e Yuki Rodrigues e Bruna Vasconcellos, ambos da SU5, são os atletas que alcançaram a melhor posição do pódio e não tinham ganhado a medalha de ouro na edição de 2023.
Paralímpicos dominantes
Vitor Tavares, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, conquistou seu terceiro título do Brasileiro nos últimos três anos. Campeão em 2022 e 2023, o atleta paranaense derrotou na decisão deste ano Vinícius Costa, líder do Ranking Nacional da classe SH6 e cabeça de chave número 1 do IX Brasileiro de Parabadminton. O triunfo foi por 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/12.
Rogério Oliveira, SL4, e Daniele Souza, WH1, também estiveram em Paris-2024 e continuam como campeões do Brasileiro, assim como nos dois anos anteriores. No duelo entre os dois primeiros do RN, Rogério Oliveira bateu João Pedro Albuquerque em sets diretos, games de 21/13 e 21/17. Já na final feminina, Daniele Souza superou Ana Gomes, segunda colocada do RN, igualmente por 2 a 0: 21/16 e 21/15.
“É sempre uma honra jogar com e contra a Ana. Ela é a minha parceira de dupla feminina, então a gente sempre fica um pouco nervosa porque ela vinha jogando muito bem durante a competição e em todos os outros torneios. Fico feliz por ela e mais feliz ainda por ter conseguido conquistar o título de campeã Brasileira”, disse Daniele Souza. “É bom ganhar e fica melhor ainda quando a galera tem mostrado evolução. Isso é gratificante”, concluiu.
Campeões hegemônicos
Não foram apenas os três paralímpicos que estiveram em Paris-2024 que mantiveram suas hegemonias no individual do Brasileiro de Parabadminton. Na SL3, Jonathan Cardoso levou a medalha de ouro assim como nas duas edições anteriores. Ele venceu na final deste ano Leonardo Zuffo, por 2 a 0, sets de 21/18 e 21/14. Desta forma, o vencedor da IX edição da competição se mantém na liderança do RN.
O domínio por completo aconteceu nas classes de cadeirantes. Na WH1, Marcelo Conceição, que ocupa o topo do RN, teve pela frente na decisão o segundo colocado Arthur Dias e repetiu os feitos de 2022 e 2023 com duplo 21/13. “Foi um jogo bem estratégico. Consegui colocar as petecas onde eu queria e o fiz deslocar bastante a cadeira para depois finalizar os pontos. Não cometi muitos erros e isso foi favorável para terminar campeão”, disse Marcelo Conceição.
Marcelo Conceição ganha o Brasileiro em sequência desde 2015. “Para me manter no topo é uma dedicação diária nos treinamentos e fazendo algo a mais para não deixar a garotada vir e ganhar de mim”, finalizou o jogador. Já na WH2 feminina, Maria Gilda Antunes derrotou Maiara Oliveira na decisão do Brasileiro de 2024. O resultado positivo foi com parciais de 21/13 e 21/17. Mais um triunfo de uma primeira do RN diante de uma vice-líder.
Para completar a lista de soberanos, Júlio Godoy venceu José Ambrósio Neto, por 2 a 0, sets de 21/5 e 21/10, na WH2 masculina. “Entrei focado e usando a cabeça. A estratégia foi pontuar rápido e finalizar bem as jogadas”, explicou Júlio Godoy, que comentou sobre a dificuldade de manter a hegemonia. “Fica cada vez mais difícil porque você se torna o alvo, uma referência na modalidade. Mas estou treinando forte para seguir assim por um bom tempo ainda”, concluiu.
As novidades de 2024
Cinco campeões de 2024 entram na lista de novidades não necessariamente por terem vencido pela primeira vez o Brasileiro. Eles figuram nessa condição porque destronaram o vitorioso do ano anterior. Na SU5, Bruna Vasconcellos já havia se consagrado campeã na quinta-feira (31) e pode compartilhar o lugar mais valorizado do pódio com Yuki Rodrigues, dono do título da classe no masculino.
Yuki Rodrigues derrubou na decisão João Gabriel Carbajal, o campeão de 2023. O dono do título de 2022 voltou a ganhar o ouro em 2024 com triunfo por games de 21/12 e 21/15. “Toda vez contra ele é jogo pegado. Eu vinha perdendo, mas hoje foi 2 a 0 para mim. Tive que ter muita calma para poder ganhar dele. Nas outras competições entrei afobado, mas desta vez coloquei a cabeça no lugar e foquei no jogo. Construí ponto a ponto e consegui a vitória”.
Na SH6, Cristiane Lourenço tinha garantido o melhor lugar no pódio na quinta e ganhou mais duas companhias femininas nesta sexta nas classes andantes. Na SL4, Edwarda Dias encarou um triangular pela frente contra Sandra Tokunaga e Melissa Lopes. Ela ganhou os dois jogos e sagrou-se campeã do Brasileiro. Por fim, na SL3, a jovem Kauana Beckenkamp, de 15 anos, fez campanha invicta na chave única, com quatro triunfos, e comemorou título inédito.
Kauana Beckenkamp chegou ao último dia com a mesma pontuação de Abinaécia Silva. A duas se enfrentaram e a campeã sairia de quem vencesse. E Kauana Beckenkamp venceu por 2 a 0, sets de 21/17 e 21/11. “Foi muito gratificante jogar contra a Bia (Abinaécia), a Drica (Adriane Ávila) e com todas as outras atletas da SL3. Esse último jogo foi tenso, mas é muito bom concluí-lo e saber que fui a campeã Brasileira de 2024”, destacou a atleta de 15 anos.
Medalhistas de ouro nas duplas
O último dia de evento consagrou também os campeões de duplas do IX Brasileiro adulto de Parabadminton. Dheyvid Almeida e Vinicius Costa (SH6), Eugenio Cleto e Jonathan Cardoso (SL3-SL4), Eduardo Oliveira e Felipe da Costa (SU5) e Júlio Godoy e Marcelo Conceição (WH1-WH2) venceram no masculino.
No feminino, Cristiane Lourenço e Maria Eduarda Souza (SH6), Adriane Ávila e Bruna Vasconcellos (SL3-SU5) e Ana Gomes e Daniele Souza (WH1-WH2) foram as vencedoras. Por fim, nas mistas, o ouro ficou com Faltino Damasceno e Cristiane Lourenço (SH6), Yuki Rodrigues e Kauana Beckenkamp (SL3-SU5) e Júlio Godoy e Daniele Souza (WH1-WH2).
Cliquei aqui e confira todos os campeões do IV Campeonato Brasileiro “Diego Mota” sub-23:
Foto: João Pires/Fotojump
Últimas Notícias CBBd
-
02.Dez.2024 17h43 -Juliana Viana é eleita pelo COB a melhor atleta de badminton do Brasil em 2024
-
01.Dez.2024 11h59 -Brasil conquista quatro ouros, duas pratas e dois bronzes no torneio de El Salvador
-
30.Nov.2024 00h24 -Brasil domina Sul-Americano de Parabadminton em número de medalhas
-
29.Nov.2024 20h57 -Quatro finais com atletas brasileiros no Internacional de El Salvador
-
29.Nov.2024 02h04 -Brasil chega ao último dia do Sul-Americano com 45 medalhas garantidas