Notícias
Favoritos avançam na Etapa de São Paulo de Parabadminton
Os melhores ranqueados do Brasil que estão participando da II Etapa Nacional de Parabadminton avançaram à fase eliminatória do torneio nesta segunda-feira (30). A competição está sendo realizada em São Paulo na sede do centro de treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e os favoritos, principais cabeças de chave do evento, confirmaram em quadra a superioridade.
Classes cadeirantes no masculino
Na WH1 masculina, Marcelo Conceição, número 1 da Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton, se garantiu nas quartas de final de forma invicta, com duas vitórias pelo Grupo A. Arthur Dias, 2º cabeça de chave da competição, também confirmou vaga sem derrotas no B, cenário que se repetiu com Osvaldo Crema Júnior, 4º melhor do torneio, no C, e Rômulo Morais, 3º mais bem ranqueado do evento, no D. Os quatro estão na semifinal.
Na WH2, José Chaves Neto, 1º do evento, passou em primeiro na chave A. Na B, Júlio Godoy, 2º melhor, também avançou na liderança. Na C, Sivaldo Souza, 4º cabeça de chave, se classificou na dianteira. Por fim, na D, o favorito Roberto Barbosa, 3º do torneio, se classificou em segundo porque foi superado por Victor Amorim, 6º do Ranking Nacional (RN). José Chaves Neto, Júlio Godoy, Roberto Barbosa e Victor Amorim são os semifinalistas.
Classes andantes entre os homens
Serafim Marcelo e Jonathan Cardoso, respectivamente, 1º e 2º cabeças de chave da SL3, estão na semifinal da Etapa de São Paulo. O primeiro deles se garantiu como líder do Grupo A e o segundo como primeiro do B. Leonardo Zuffo, melhor do C e 3º do evento, também confirmou vaga na etapa eliminatória, porém, precisou passar pelas quartas de final, assim como Adalberto Maia Filho. Os quatro brigam por vaga na final nesta terça-feira (1º)
Na SL4, os quatro melhores da Etapa de São Paulo também estão definidos. Representante do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Rogério Oliveira, 1º cabeça de chave, terminou na dianteira da chave A e superou a fase de quartas de final. João Pedro Oliveira, 2º melhor do evento, ficou em primeiro da B, e André Luiz Silva, 3º mais bem ranqueado, acabou no topo do grupo C. Ambos duelam na semifinal. O outro semifinalista é Eugênio Cleto.
Já na SU5, João Gabriel Carbajal, 1º melhor ranqueado, avançou como líder do grupo A. Yuki Rodrigues, 2º no evento, se garantiu em primeiro no B. As outras quartas de final também reunirão cabeças de chave, sendo eles, David Lima, 3º, e Rivaldo Silva, 4º. O primeiro finalizou na fase de grupos como primeiro do D. Já o segundo foi o campeão do C. Para concluir, na SH6, Vinícius Costa, 1º cabeça de chave, está na semifinal como líder do Grupo A de forma invicta.
Definições entre as mulheres
No feminino, duas atletas garantiram classificação direta à semifinal da classe WH2 (cadeirantes). Maria Gilda Antunes, 1ª cabeça de chave, passou em primeiro no grupo A. Já Maiara Oliveira, 4ª do evento, se garantiu como a imbatível do B. Aline Cabral, 3ª melhor, e Elis Franco, 2ª mais bem ranqueada do torneio, se enfrentam nas quartas de final e apenas uma chegará entre as quatro melhores da Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton.
Na WH1, as duas melhores ranqueadas se encaram na semifinal. Isso aconteceu porque Daniele Souza, 1ª cabeça de chave e que esteve em Paris-2024, perdeu na fase de grupos para Auricelia Evangelista. Sendo assim, ela enfrenta Ana Gomes Pereira, 2ª melhor do evento. A outra semifinalista é Milani Gomes, que terá Auricelia Evangelista pela frente.
Na SL3 (andantes), as três melhores ranqueadas estão entre as quatro que seguem na briga pelo título. Adriane Ávila, 1ª cabeça de chave, avançou como líder do grupo A. Já Abinaécia Silva, 2ª do evento, confirmou sua vaga ao terminar na dianteira do B, e terá pela frente Kauana Beckenkamp, 3ª melhor do torneio. Alessandra Damasceno será a adversária da número 1 da competição na disputa pela classificação na decisão.
Clube Sankalp lidera em número
de participantes
A II Etapa do Nacional de Parabadminton 2024 começou no domingo (29) e conta com a presença de 127 atletas, sendo 79 homens e 48 mulheres. São 14 estados representados e 37 clubes no total. A agremiação que lidera em número de participantes é a Associação Esportiva Sankalp, de São Paulo, com 16 competidores. Quem figura na segunda posição com mais inscritos é o Centro de Iniciação Desportivo, do Distrito Federal, com dez.
O Top 5 entre os clubes com mais inscritos na Etapa de São Paulo se completa com a Associação de Educação Especial Mãos Dadas, da Paraíba, com nove atletas, e Sesi Presidente Prudente, de São Paulo, e Associação Move Sport Clube, do Sergipe, ambos com oito competidores em ação
* Clique aqui e confira a agenda de jogos desta terça-feira (1º/10)
Anexos Relacionados (Clique nos links para visualizá-los) :
Últimas Notícias CBBd
-
12.Out.2024 18h53 -CBBd divulga edital para a eleição da Comissão Nacional de Atletas do Badminton
-
09.Out.2024 12h33 -CBBd comunica data estipulada pelo CBC para integração de clubes
-
07.Out.2024 19h04 -CBBd divulga Carta Convite sobre a 4ª Etapa do Nacional de Badminton 2024
-
04.Out.2024 19h12 -CBBd parabeniza nova gestão do COB
-
02.Out.2024 21h10 -Julio Godoy e Vinicius Costa fecham Etapa de São Paulo com três ouros