Notícias

Vitor Tavares é semifinalista em Paris-2024 e se aproxima de medalha inédita

Domingo, 01 de Setembro de 2024, 09h38
imprensacbbd
imprensacbbd

Vitor Tavares brilhou na manhã deste domingo (1/9) nos Jogos Paralímpicos Paris-2024. Com grande atuação, o brasileiro venceu o estadunidense Miles Krajewski por 2 sets a 1 (21/12, 10/21 e 23/21), e se garantiu na semifinal da classe SH6 (atletas com baixa estatura). Agora, ele está a uma vitória de conquistar uma medalha inédita para o badminton do Brasil. E o duelo para ser finalista será ainda hoje, às 15h (horário de Brasília), contra Charles Noakes.

 

“É muito bom estar de novo na semifinal. Comecei mal o torneio, com duas derrotas na fase de grupos, mas graças a Deus e ao meu trabalho consegui ganhar ontem. Hoje tive pela frente o Miles (Krajewski), adversário muito forte e que evoluiu bastante tanto a nível pan-americano como mundial. Estar nos Jogos Paralímpicos e conseguir sair com essa vitória foi sensacional”, afirmou Vitor Tavares.

 

“Sofri um abalo no segundo game, mas dei a volta por cima e estou na semifinal. Agora, eu vou descansar e logo mais a tarde quero ver todo brasileiro torcendo para mim”, completou o brasileiro, que comentou sobre as lições de Tóquio-2020, quando também chegou entre os quatro melhores, mas acabou em quarto. “Eu sou outra pessoa. Consegui transformar a forma que jogo, meu corpo, físico, mente, técnica e tática estão melhores”, concluiu Vitor.    

 

Vitória na raça e emocionante


 

Vitor entrou em quadra na Arena La Chapelle e fez um primeiro set dominante. Após trocar pontos com o rival no começo, o brasileiro disparou e teve acertos em sequência para liderar por 14 a 6. A partir daí, ele administrou bem a diferença que construiu e conseguiu fechar o game em 21 a 12. Já na segunda parcial, o cenário se inverteu, com Krajewski abrindo vantagem e ganhando com marcador de 21 a 10.

 

Na terceira e decisiva parcial, os dois jogadores se alternaram na dianteira do placar no começo. No entanto, esse equilíbrio ficou para trás quando Vitor conseguiu abrir até chegar em 12 a 8. Porém, o adversário voltou a encostar no marcador e foi capaz de igualar em 13 a 13. O brasileiro cresceu de novo e alcançou placar de 17 a 13, mas outra vez tomou o empate em 18 a 18.

 

Os momentos decisivos do set decisivo por vaga na semifinal de Paris-2024 foram nervosos. O brasileiro construiu a oportunidade de dois set points, mas o estadunidense resistiu e empatou o marcador nas duas vezes. Porém, Vitor prevaleceu no final e concluiu a parcial em 23 a 21 e o confronto em 2 games a 1.

 

De novo na semifinal

 

Com o triunfo, Vitor se classificou para a semifinal dos Jogos Paralímpicos pela segunda vez na carreira. Em Tóquio-2020, quando o badminton fez sua estreia no programa, o brasileiro também alcançou esta fase e terminou em quarto lugar, após perder a disputa do bronze para o britânico Krysten Coombs. Esta é, portanto, a chance de Vitinho conquistar uma medalha inédita para a modalidade.

 

O francês Charles Noakes será seu próximo oponente, ainda neste domingo, não antes das 15h (horário de Brasília). Os dois jogadores se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos e o europeu ganhou por 2 a 0 (21/19 e 21/16). Como ficou em primeiro lugar da chave, Noakes se garantiu de forma direta na semifinal e chegará descansado para o jogo contra o brasileiro, mas Vitor leva a melhor no retrospecto contra o rival, com sete vitórias e apenas três derrotas.

 

De acordo com dados da Federação Mundial de Badminton (BWF), Vitor venceu no Internacional da Espanha de 2023 e 2024, no Internacional Quatro Nações de 2023, no Internacional do Brasil de 2022 e 2023, no Campeonato Mundial de 2022, e no Internacional do Peru de 2020. Já Noakes ganhou em Paris-2024, no Internacional II da Espanha de 2024 e no Internacional da Tailândia de 2022.  



Fotos: Marcelo Zambrana/CPB

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias