Notícias

Atletas paralímpicos vão à final na 1ª Etapa Nacional de Parabadminton

Sábado, 18 de Maio de 2024, 18h06
imprensacbbd
imprensacbbd

A competição foi intensa neste sábado (18) no Clube Curitibano pelas vagas nas finais da 1ª Etapa Nacional de Parabadminton. O dia contou com a disputa das semifinais, com os vencedores avançando para a disputa do título em Curitiba. Entre os finalistas, estão os atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris: Rogério Oliveira, Daniele Souza e Vitor Tavares.

 

Celebrando vaga paralímpica na decisão

 

Rogério Oliveira iniciou o dia nas quartas de final da classe SL4 masculina (atletas com deficiência nos membros superiores), onde enfrentou Diego Armando Madeira. O representante do Brasil em Paris-2024 venceu em games diretos, parciais de 21/2 e 21/10. Em seguida, Rogério encarou na semifinal André Luiz Vieira, que eliminou Edvaldo de Brito. Ele foi melhor que o rival e fez 2 a 0 (21/7 e 21/15), garantindo ao menos a medalha de prata.  

 

“Estou contente, pois é mais um campeonato que eu chego na final. Espero dar o meu melhor amanhã na decisão. Me sinto feliz por esse feito”, disse Rogério Oliveira, que encara na decisão João Pedro Oliveira, que avançou ao ganhar de Breno Johann, por 2 a 0 (21/17 e 21/19). Já Daniele Souza foi dominante na fase de grupos, ficando em primeiro lugar na sua chave com duas vitórias por larga vantagem na classe WH1 feminina (atletas cadeirantes).

 

Na semifinal, Daniele jogou contra Auricélia Nunes, que foi a segunda colocada no seu grupo. Dani venceu, de virada, por 2 a 1 após batalha bastante equilibrada, parciais de 17/21, 21/15 e 21/19, e avançou à final da 1ª Etapa Nacional de Parabadminton. Na disputa do título, a classificada para Paris-2024 enfrenta Ana Gomes, que derrotou Lucivânia dos Santos (21/5 e 21/4). Daniele e Rogério foram anunciados em Paris-2024 durante Etapa de Curitiba.

 

Finalista em casa

 

Atleta da casa, o vice-campeão mundial Vitor Tavares ficou em primeiro no seu grupo da classe SH6 masculina (para atletas com baixa estatura). Na semifinal, o curitibano ganhou de Dheyvid de Almeida por 2 a 0, com parciais de 21/6 e 21/5. Na final deste domingo (19), Vitor Tavares enfrenta Vinicius de Oliveira, que derrotou na semifinal Faltino Damasceno, igualmente em sets diretos: 21/14 e 21/15.

 

Primeiros campeões do evento


 

Em algumas provas, já estão definidos os medalhistas da 1ª Etapa Nacional de Parabadminton. A primeira medalha de ouro saiu nas duplas mistas da classe SH6. A disputa foi em um grupo único com todas as quatro equipes se enfrentando. Com três vitórias, Cris Lourenço e Faltino Damasceno ficaram com o título. No jogo decisivo, eles venceram Dheyvid Almeida e Natália Xavier por 2 a 1, com parciais de 21/19, 22/24 e 21/19.

 

Ainda nas duplas mistas da classe SH6, a medalha de bronze saiu de uma disputa entre pai e filha. Rennê Souza, acompanhado de Janirene Olinda, foi superado pela sua herdeira Maria Eduarda Souza, que atuou ao lado de Rafael Vitorino, por duplo 21/14. 


* Clique no link e confira todos os resultados do Parabadminton neste sábado

 

* Clique no link e saiba a agenda de jogos do Parabadminton neste domingo

 

* Acompanhe as transmissões da Etapa de Curitiba do Badminton e do Parabadminton pela TV CBBd (YouTube)


 

Fotos: Gabriel Gentile/CBBd

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias