Notícias

Parapan de Santiago 2023: Parabadminton Brasil é destaque em sua segunda participação no evento

Quinta, 23 de Novembro de 2023, 02h51
imprensacbbd
imprensacbbd

Com a terceira maior equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro presente nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, a delegação do Parabadminton Brasil está determinada a superar os resultados obtidos na última edição do evento realizada em Lima, no Peru, em 2019, onde fechou o total de 10 medalhas conquistadas. 


Para alcançar o feito, entre os dias 22 e 26 de novembro, 31 atletas brasileiros buscarão o título de melhor das Américas no Parabadminton, durante a segunda participação da modalidade na competição. 


Confira quem está no Chile para representar o badminton paralímpico no megaevento continental:


ABINAECIA MARIA DA SILVA 

ADRIANE SPINETTI AVILA 

ALINE DE OLIVEIRA 

ANA CAROLINA REIS 

ANA GOMES PEREIRA 

AURICELIA NUNES 

BRENO JOHANN 

DANIELE SOUZA 

DANIELLE CARVALHO 

EDMAR BARBOSA 

EDUARDO DE OLIVEIRA 

EDWARDA DE OLIVEIRA 

EUGENIO CLETO 

JONATHAN CARDOSO 

JOSE AMBROSIO 

JULIO CESAR GODOY  

JUSCILEIA DE CARVALHO SILVA 

KAUANA BECKENKAMP 

LAURA DA FONTOURA 

LUCIVANIA DOS SANTOS 

MARCELO CONCEICAO

MARIA BRENDA DIAS 

MARIA GILDA DOS SANTOS 

MIKAELA ALMEIDA 

NATALIA BORGES XAVIER 

RENATA HENRIQUE 

RODOLFO CANO 

ROGERIO DE OLIVEIRA 

VINICIUS DE OLIVEIRA 

VITOR TAVARES 

YUKI RODRIGUES 


COORDENADOR DE MODALIDADE: VICTOR LUZ LEE (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON) 

ANALISTA TÉCNICO: MARCELO DE CASTRO HAIACHI (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON) 

TREINADOR: BRUNO DE PAULA 

TREINADOR: ITALO HAUER 

TREINADOR: LETISSON PEREIRA 

TREINADORA: MARTA LOPES 

TREINADORA: MAYARA BACARIN 

AUXILIAR TÉCNICO: NATHAN SANTOS 

FISIOTERAPEUTA: ELENILTON CORREIA DE SOUZA (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON)

FISIOTERAPEUTA: GABRIELE CAVALCANTE PEREIRA (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BADMINTON)


Parabadminton Brasil: Destaques/Curiosidades Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023


Dentre alguns dos destaques masculinos, os atletas Vitor Tavares, classe SH 6 (atual número 3 no Ranking Mundial da modalidade), Eduardo de Oliveira, classe SU 5, e Julio Godoy e Marcelo Conceição, WH1-WH2, tentarão fazer valer a experiência de Lima 2019 na busca pelo bicampeonato nos Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023.


Entre as mulheres, Abinaecia Silva, classe SL 3, Mikaela Almeida, classe SU 5, e Dani Souza, WH 1, atual número 7 no ranking da Federação Mundial de Badminton (BWF), também compartilham a motivação na busca por repetir/superar o feito de estar entre as principais medalhistas da competição. 


Entre os competidores que farão suas estreias no evento, Kauana Beckenkamp, de 14 anos, é a representante mais jovem do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Natural de Marechal Cândido Rondon (PR), Kauana defende a classe SL 3. Nascida com má formação congênita que ocasionou ausência de tíbia na perna esquerda, a paratleta conheceu o badminton convencional aos dez anos e, posteriormente migrou para o esporte paralímpico por influencia da atleta Edwarda de Oliveira, também classificada para Santiago 2023.


Com pouco menos de dois anos, a jovem paranaense já coleciona medalhas conquistadas em disputas estaduais e nacionais da modalidade, sendo este o seu debute em Jogos Parapan-Americanos. Junto à Kauana, a gaúcha Laura Fontoura também figura entre as mais novas atletas na competição. 


O paulista Vinicius de Oliveira, da classe SH 6 (atletas com baixa estatura), conheceu o parabadminton a convite de seu professor Andrew Cassiano, coordenador da modalidade na Escolinha Paralímpica do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). Começou a frequentar o projeto em janeiro de 2022 e, dois meses depois, disputou sua primeira competição oficial.


Na última edição do Parapan, em Lima 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.


Clique aqui para assistir os jogos ao vivo e torcer pelo Parabadminton Brasil no Parapan 2023!



APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias