Notícias

Badminton Brasil encerra participação no Mundial 2023 com campanha inédita na Dinamarca

Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h15
imprensacbbd
imprensacbbd

O Badminton Brasil encerrou nesta quarta-feira, 23, a sua participação no Campeonato Mundial e Badminton 2023, realizado entre os dias 21 e 27 de agosto, na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.


Com uma campanha inédita, a equipe brasileira se despede do campeonato após sua melhor participação no maior evento da modalidade.


Pela chave Simples Feminina, Juliana Viana Vieira conseguiu uma vitória histórica para o badminton nacional se tornando a primeira brasileira a vencer uma partida individual no Mundial de Badminton. Na terça-feira, 22, a atleta de 18 anos enfrentou a representante de Singapura, Insyirah Khan, e por 2 sets a 1, com parciais de 21/9, 19/21 e 21/14, garantiu a sua passagem para a fase seguinte realizada na manhã desta quarta. 


- Quero agradecer o apoio de todos, estou muito feliz por estar aqui em Copenhagen no meu primeiro Campeonato Mundial. Hoje tive a minha primeira vitória, me sinto grata a tudo e todos afinal estou ao lado dos melhores do mundo com a oportunidade de absorver muito aprendizado. - disse a atleta, através das redes sociais da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). 


O segundo confronto de Juliana foi contra a tailandesa Pornpawee Chochuwong, atual número 12 do mundo. Numa disputa acirrada no primeiro set, a brasileira mostrou-se muito segura em quadra ao levar o placar até os 21 pontos contra 24 pontos marcados pela asiática. No segundo set, a definição da vitória veio com a parcial de 21/14 para a Tailândia.


Nas Duplas Femininas, Jaqueline Lima e Samia Lima voltaram às quadras nesta manhã após vencerem as inglesas Abbygael Harris e Annie Lado por 2 a 0, na segunda-feira, 21 (clique aqui). Desta vez, o segundo desafio foi contra as chinesas Shu Xian Zhang/Yu Zheng, atuais número 8 do Ranking Mundial, que acabaram levando a melhor no duelo por 2 a 0, com parciais de 21/12 e 21/15.


- Eu também gostaria de agradecer a todos que estavam torcendo por nós aqui na Dinamarca, esta é uma experiência inexplicável, jogar entre os melhores do mundo é uma sensação muito boa. Sigam ligados, contamos com o apoio de vocês - comentou Jaqueline Lima pelas redes da CBBd.


A delegação formada por 09 atletas sob o comando do técnico Marco Vasconcelos e da assistente técnica Fabiana da Silva, também conta com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini Campos. 


Entre os competidores, participaram do evento: Ygor Coelho (Simples Masculina); Jonathan Matias (Simples Masculina); Juliana Viana (Simples Feminina), Jaqueline Lima e Samia Lima (Duplas Femininas), Francielton Farias e Fabricio Farias (Duplas Masculinas); Davi Silva e Sania Lima (Duplas Mistas); e Fabricio Fatias e Jaqueline Lima (Duplas Mistas). 


- O Badminton Brasil fecha o Campeonato Mundial 2023 com alguns pontos a serem destacados: a participação de 09 atletas, melhor marca; estivemos em todas as modalidades; foram 03 vitórias na primeira rodada, em SM, SF (inédito) e DF (inédito); competimos até o 3° dia da competição (inédito); as derrotas foram todas com alto nível de competitividade e não posso deixar de mencionar a postura impecável de toda equipe. Mostramos um Brasil que chamou atenção de todos os presentes, a mensagem é “Estamos chegando” E a sensação? Ah, a sensação é de muita satisfação! - analisou José Roberto Santini Campos, presidente  da CBBd. 


Logo após as rodadas do dia, o presidente aproveitou para parabenizar todos os atletas, comissão técnica e toda equipe CBBd, que de forma direta e indireta, contribuíram para este resultado.


- Estou muito orgulhoso de acompanhar a equipe no Mundial pela 1° vez e presenciar o desempenho dos nossos atletas, além da postura e o reconhecimento desta evolução pela comunidade do Badminton Mundial. Estes momentos confirmam que estamos no caminho certo e seguimos com muito por fazer. Parabenizamos toda comunidade do Badminton Brasil. Estas conquistas são de todos que juntos contribuem para que a modalidade esteja cada vez mais forte e tenha mais credibilidade.


Resultados alcançados pelos brasileiros no Mundial de Badminton 2023 garantirão pontos importantes para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile.


Para o técnico da equipe brasileira de badminton, Marco Vasconcelos, a vivência no Mundial 2023 foi muito satisfatória e poderá trazer boas oportunidades com a visibilidade que foi dada ao Time Brasil.


- Estou extremamente feliz com a nossa participação. Era um sonho meu poder treinar os atletas brasileiros para que eles pudessem atingir o mais alto nível da modalidade. Fico muito grato por ter presenciado e vivido um momento especial da minha carreira tendo vitórias nas primeiras partidas, poucos países chegaram até esta fase. O evento concentra a nata do badminton mundial e os nossos jogadores tiveram uma performance excelente! Sem contar as possibilidades que essa visibilidade poderá trazer. Saímos deste campeonato ainda mais motivados com boas perspectivas para o futuro destes jovens. 


Marco também falou sobre os próximos desafios do Badminton Brasil.


- Agora começamos a preparação para Nigéria e Guatemala que são as próximas fases do Circuito Mundial. Com as performances apresentadas no Mundial, os brasileiros conquistaram pontos importantes para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Seguimos com os pés no chão cientes de que ainda temos muito trabalho a fazer para atingirmos os resultados que desejamos alcançar. - concluiu o técnico da Seleção Brasileira de Badminton. 


É o Badminton Brasil gerando conquistas e oportunidades!


Foto: Site BWF



APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias