Notícias

CBBd realiza 1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton 2023, em Recife. Acompanhe o torneio!

Sábado, 18 de Março de 2023, 20h00
imprensacbbd
imprensacbbd

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Federação Pernambucana de Badminton realizaram na sexta-feira, 17, a abertura oficial da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton 2023, que ocorrerá até domingo, 19 de março, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, localizado na Rua Almirante Nelson Fernandes, S/N, em Boa Viagem, Recife (PE). A organização da competição conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Recife.


Solenidade de Abertura da 1ª Etapa do Nacional de Parabadminton 2023 contou com a presença de autoridades locais 


A solenidade de abertura teve a presença do vice-presidente da CBBd, Ricardo Pina, do Representante da Secretária de Educação e Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, Igor Cadena, do Secretário Executivo de Fomento ao Esporte da Prefeitura de Recife, Gabriel Perrussi, do Presidente da Federação Pernambucana de Badminton, Cristiano Menezes, do Gestor do Parabadminton da CBBd, Marcelo Haiachi, do Refree do Evento, Alécson Maia, do Representante da Comissão Nacional de Atletas de Badminton, Sivaldo Bezerra, e do Representante da arbitragem e organização do evento, Enoch Santana. 


Na cerimônia, Ricardo Pina enalteceu a importância da expansão do torneio para diversas cidades do Brasil e destacou o quanto o apoio das entidades locais somam valor aos eventos da modalidade (clique aqui para ver as fotos da abertura).


- É muito gratificante ver a nossa competição sendo realizada em Recife, cidade pela qual eu tenho um carinho especial. O apoio do Governo e da Prefeitura para os eventos do badminton e parabadminton são essenciais para que a gente consiga levar a nossa modalidade cada vez mais longe - pontuou Ricardo em nome do presidente o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, José Roberto Santini Campos.


O torneio conta com a participação de aproximadamente 60 atletas representando 11 estados brasileiros. Como destaques, a presença de alguns campeões Pan-Americanos de Parabadminton, entre estes:


*Daniele Torres Souza, WH1, do Distrito Federal (DF): atual 5ª melhor atleta do Ranking Mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF) na classe WH1 feminina, e atual campeã Pan-Americana na mesma classe.

*Adriane Spinetti Avila, SL3, de São Paulo (SP): 5ª melhor classificada no Campeonato Mundial de Parabadminton, realizado no Japão em novembro de 2022. Ocupa a 8ª posição do Ranking Mundial em simples SL3 feminina, e é a atual campeã Pan-Americana na mesma classe;

*Marcelo Alves Conceição, WH1, do Distrito Federal (DF): número 9 do Ranking Mundial em simples WH1 masculino, e atual campeão Pan-Americano na mesma classe.


Hora da decisão - Veja quem avançou para as finais da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton 2023


Dentre os atletas que garantiram vagas nas finais, Adriane Ávila abre os jogos decisivos defendendo a simples feminina na classe SL3, contra João Batista da Silva na simples masculina SL3 (Comprometimento nas duas pernas ou comprometimento em uma das pernas acima do joelho). A atleta do clube Bunka São Caetano/SP acaba de retornar do Internacional de Parabadminton realizado em Toledo, na Espanha, onde venceu a atual campeã mundial de sua classe e chegou às quartas de final. Adriane também tentará o ouro pelas duplas femininas ao lado de Maria Brenda Duas no jogo contra Vera Aline Lima e Vitória Régia, além das duplas mistas SL3-SU5, ao lado de Yuki Rodrigues.


Pela simples masculina SU5 (Comprometimento em um dos membros superiores), a final será entre o Yuki Rodrigues e Eduardo Oliveira. Pela WH1 simples masculina, a definição será entre Marcelo Conceição e Sérgio Barreto, enquanto pela WH1-WH2, Daniele Torres e Maria Gilda brigam pela medalha de ouro.


Clique no link a seguir e saiba quem são os finalistas da  1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton 2023:

Finais - 1ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE PARABADMINTON 2023 / RECIFE-PE 


Para assistir a transmissão dos jogos ao vivo, acesse TV CBBd (YouTube).


Fotos: Gabriel Melo (Secretária de Educação e Esportes do Governo do Estado de Pernambuco)



APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias