Notícias

Seleção Brasileira de parabadminton encerra calendário com três ouros no Internacional do Peru 2022

Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h00
imprensacbbd
imprensacbbd

Entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, a Seleção Brasileira de parabadminton participou do Internacional do Peru 2022, em Lima, último evento da modalidade no calendário esportivo da Federação Mundial de Badminton (BWF).


Seguindo a temporada de importantes conquistas para o badminton paralímpico, o Brasil fechou a sua participação no campeonato peruano somando três medalhas de ouro conquistadas por Vitor Tavares (Simples Masculina SH6), Daniele Torres (Simples Feminina WH1), e Breno Johann (Duplas Masculinas SL3-SL4 ao lado do indiano Nehal Gupta). 


Pela final da SF-WH2, a sergipana Maria Gilda Antunes garantiu a medalha de prata após a vitória da peruana Pilar Jauregui, por 2 sets a 0, com placar duplo de 21/2. Na disputa pelo primeiro lugar entre Daniele Souza e Auricélia Evangelista, Daniele fechou o placar por 2 sets a 0 (21/11 e 21/8), e garantiu o ouro para o país após a dobradinha brasileira em quadra. 


Vitor Tavares, único representante brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, foi o grande campeão do Peru International de Parabadminton. Pela classe Simples Masculina SH6, Vitor levou a melhor no confronto decisivo contra Hector Tunque, atleta peruano, por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/8.


Na SF-SL4, Ana Carolina Coutinho garantiu mais um pódio para o Brasil com a medalha de prata, diante do jogo contra a francesa Lenaig Morin que terminou em 2 a 0 (21/7 e 21/10), para a européia. 


Duplas campeãs - Atualização Ranking Mundial


Breno Johann ganhou a medalha de ouro do Peru International de Parabadminton nas duplas masculinas da categoria SL4. Na final ao lado do indiano Nehal Gupta, Breno e seu parceiro de quadra derrotaram os anfitriões peruanos Pedro Vinatea e Renzo Morales por 2 sets a 0 (21/16 e 21/13).


Na Dupla Masculina SU5, Eduardo Oliveira e Yuki Rodrigues conquistaram a medalha de prata após a vitória da dupla formada por Chee Hiong Ang e Tay Wei Ming, de Singapura. Ao lado do chileno Jaime Aranguiz, Ana Gomes enfrentou a peruana Pilar Jauregui e o sul-coreano Ryu Donghyun na final da classe WH1 e WH2, e diante do placar de 2 a 0, com parciais de 21/5 e 21/10, garantiu mais um prata para a equipe brasileira.


O encerramento do Internacional do Peru marca a conclusão de todos torneios de Parabadminton da BWF em 2022. Com isso, o ranking internacional que teve seu regulamento atualizado no início do ano fecha com 15 presenças brasileiras entre os Top-10 do ranking mundial:


* Marcelo Alves Conceição, #10 em simples masculina WH1

* Daniele Torres Souza, #6 em simples feminina WH1

* Auricelia Nunes Evangelista, #9 em simples feminina WH1

* Maria Gilda Antunes e Auricelia Evangelista, #6 em duplas feminina WH1-WH2

* Ana Gomes e Daniele Souza, #8 em duplas feminina WH1-WH2

* Jose Ambrosio Chaves Neto e Auricelia Evangelista, #9 em duplas mistas WH1-WH2

* Ana Gomes e Jaime Aranguiz (Chile), #10 em duplas mistas WH1-WH2

* Julio Cesar Godoy, #10 em simples masculina WH2

* Maria Gilda Antunes, #6 em simples feminina WH2

* Abinaécia Maria da Silva, #10 em simples feminina SL3

* Edwarda de Oliveira Dias, #9 em simples feminina SL4

* Eduardo Oliveira e Yuki Rodrigues, #7 em duplas masculina SU5

* Vitor Tavares, #3 em simples masculina SH6

* Vitor Tavares e Miles Krajewski (EUA), #5 em duplas masculina SH6

* Dheyvid Bispo e Marcio Dellafina, #9 em duplas masculina SH6


Importante destacar que no final de 2021, o Brasil teve 7 presenças no Top-10 do ranking mundial (sendo 5 do atleta Vitor Tavares, em simples e em duplas, com parceiros estrangeiros). No ano de 2020, foram 9 os brasileiros presentes no Top-10 (sendo 5 também do atleta Vitor Tavares), e em 2019 foram 10 presenças do Brasil no Top-10 do ranking mundial, desta vez todas com Vitor Tavares e seus parceiros estrangeiros em duplas.


A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), em nome do presidente José Roberto Santini Campos, agradece e parabeniza a todos os atletas e comissão técnica pelos expressivos resultados alcançados.



APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias