Notícias

Alunos da Escola Paralímpica do CPB disputam fase nacional das Paralímpiadas Escolares 2022

Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h00
imprensacbbd
imprensacbbd

Trinta e oito alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) participarão da fase nacional das Paralímpiadas Escolares em nove modalidades. O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.


Neste ano, as Paralimpíadas Escolares vão receber cerca de 1.300 atletas, em idade escolar, oriundos de 26 das 27 unidades federativas brasileiras - a exceção é o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1.200 participantes da edição de 2019, ano em que todos os estados e o Distrito Federal foram representados.


Dos 38 alunos que representarão a Escolinha, como é conhecido o projeto, 26 são estreantes na competição nacional. Entre eles, a nadadora Gabrielly Silva, 17 anos, da classe S6 (para atletas com deficiência físico-motora), que se destacou na fase regional São Paulo com a conquista de duas pratas: nos 50m livre (1min11s66), nos 100m costas (2min57s5) e um bronze: nos 100m peito (3min28s88).


- Essa é minha primeira competição nacional, estou muito feliz com essa competição. Antes de conhecer o esporte paralímpico, eu praticava remo na raia olímpica da USP e me encontrei na natação - comentou a nadadora que tem paralisia cerebral congênita que afeta os movimentos das pernas. 


E no atletismo, modalidade com maior número de inscritos da competição, com 571 atletas, um dos representantes do projeto do CPB, Djalma Santos, 14, da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual) se classificou para a etapa nacional após conquistar a medalha de bronze nos 250m, com o tempo de 33s35.


- Estou muito ansioso para competir. Faltam apenas dois dias e conforme o tempo passa a animação aumenta - contou o jovem que conheceu o esporte paralímpico há três anos, durante as aulas de Educação Física na escola.


Neste ano, o evento estreou com um novo formato que contou com três fases regionais em BrasíliaNatal São Paulo. Com o intuito de selecionar os melhores colocados nas modalidades com um grande número de inscritos: atletismo, natação e bocha. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga.


Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 é a transmissão, de maneira inédita, de algumas provas por meio do TikTok do CPB. Pela rede social, será possível acompanhar disputas de vôlei sentado, goalball e basquete em cadeira de rodas. Os dias e horários das transmissões serão: quarta-feira, 23, das 15 às 16h; quinta-feira, 24, das 10 às 11h; e sexta-feira, 25, também das 10h às 11h.


Confira a lista dos alunos que participarão das Paralimpíadas Escolares 2022:


Badminton - Clique aqui para ver as demais modalidades 

Arthur Terencio dias 

Vinicius de Oliveira Costa 


Escola Paralímpica de Esportes


A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.


São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).


FICHA DE INSCRIÇÃO


Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.


As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.


Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2022 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.


Serviço

Paralimpíadas Escolares 2022

Dias e horários: de 23 a 25 - das 8h às 18h

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5 - Vila Guarani - São Paulo (SP)


Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro/ Fotografia: CBBd



CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias