Notícias

Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 anuncia mascotes oficiais; saiba mais sobre o boné frígio

Terça, 15 de Novembro de 2022, 16h00
imprensacbbd
imprensacbbd

O Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 revelou as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 nesta segunda-feira, 14. São dois pequenos bonés frígios que incorporam o espírito francês, os valores franceses e são um forte símbolo da França. 

 

Sempre um ato duplo - como símbolo de união - o Frígio Olímpico e o Frígio Paralímpico são os líderes de uma tribo que sempre têm seus treinadores. As mascotes dos Jogos de Paris 2024 pretendem liderar uma revolução através do esporte. A missão deles: fazer o mundo se mover antes dos Jogos e além. 

 

Ao optar por ter uma mascote com deficiência visível, o Comitê Organizador de Paris 2024 visa dar a máxima representatividade às pessoas que vivem com deficiência e promover os valores de inclusão dos Jogos Paralímpicos e do esporte como um todo. 


Um símbolo: O gorro frígio

Um símbolo de liberdade, presente no coração de muitos grandes eventos históricos na França, o famoso gorro frígio inspirou diretamente as mascotes dos Jogos. 


- Escolhemos um ideal para representar a mascote dos Jogos de Paris 2024, ou seja, um símbolo - disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024. 


- Por que o gorro frígio? É um símbolo muito importante. Um símbolo francês, é claro. Encarna perfeitamente a República Francesa. Você conhece bem esse símbolo porque é um símbolo que já está em nosso dia a dia. É um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que tem um significado muito forte.


Um símbolo internacional de liberdade usado por escravos libertos na Grécia e em Roma, aparece em muitos emblemas diferentes na América do Norte e do Sul. O boné frígio também se tornou um dos símbolos da República Francesa. 

 

Com uma longa tradição, os bonés frígios acompanharam o povo francês durante muitos dos momentos históricos mais importantes do país, que remontam a 1163, no canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame de Paris. Sua presença na Revolução Francesa de 1789 é especialmente conhecida.


Com sua rica história, os bonés frígios tornaram-se um ponto de referência comum: na arte como metáfora da liberdade, dentro das instituições francesas usadas por Marianne em todas as prefeituras como símbolo da República. Eles também podem ser vistos em objetos do cotidiano, como moedas e selos. 


A missão das mascotes: uma revolução através do esporte

Com mil anos de experiência, os frígios sabem que as revoluções exigem preparação. Para os Jogos de Paris 2024, vemos uma nova geração de frígios que sempre estão com seus treinadores e que vieram para ajudar a nação a iniciar uma nova revolução através do esporte. 

 

Os Frígios são movidos por uma simples crença: o esporte tem o poder de mudar tudo - nossas vidas, nossa saúde, nossas relações com os outros e com a natureza. É hora de incorporar o esporte ao nosso dia a dia, seja como atletas ou como torcedores.


A mascote paralímpica ostenta orgulhosamente uma lâmina de corrida para ajudar o maior público possível a se identificar com o movimento esportivo.  


- Decidimos que a mascote paralímpica teria uma prótese de lâmina de corrida porque estamos conscientes de que a maioria das deficiências não é visível. Os valores dos Jogos Paralímpicos, para mostrar nosso apreço por essas diferenças. Para as pessoas com deficiência, é uma mensagem de inclusão por ocasião da organização dos primeiros Jogos Paralímpicos de Verão em nosso país - disse Estanguet.


Dois mascotes, duas personalidades

Os frígios paralímpicos e olímpicos são líderes da tribo frígia mais ampla, e mantém um forte senso de comunidade. Embora sejam inseparáveis e melhores amigos que cuidam um do outro, as mascotes dos Jogos de Paris 2024 também têm personalidades diferentes. 


O frígio paralímpico é um verdadeiro animal festeiro, espontâneo e um pouco impetuoso. Não tem medo de nada e está sempre pronto para novas experiências. Ele reúne as pessoas ao seu redor com energia e entusiasmo contagiantes e trará o melhor torcedor em você, espalhará os valores do esporte e incentivará todos a celebrar os atletas. 


Já o frígio olímpico é um bom estrategista e o mais inteligente do grupo. Um verdadeiro matemático, nunca começa nada sem pensar em tudo. 


Juntas, as mascotes de Paris 2024 testarão diferentes esportes e outras atividades, treinarão duro e colocarão todas as suas energias na promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.  


Conceito: O nascimento das mascotes

Para criar uma mascote original que inspira e une, as equipes criativas de Paris 2024 foram em busca de um símbolo poderoso. Em seguida, deram-lhe uma forma, características e personalidade. 


Foi necessária muita colaboração criativa para desenvolver as mascotes a partir de seu conceito original. Mesmo as menores curvas e linhas menores foram objeto de longas horas de discussões e sessões de esboços. 


As equipes criativas prestaram atenção especial a dois aspectos cruciais dos personagens: 

•    O olho: destinado a ser travesso e expressivo, também se parece com o cockade of France (o ornamento nacional francês). 


•    Seu amor ao esporte: isso tinha que ser expresso através do contorno das mascotes, suas roupas e seus gestos. As equipes criativas tiveram que encontrar as proporções certas e adequadas para seus acessórios para criar mascotes dinâmicas e atléticas, que também fossem inclusivas e capazes de quebrar os estereótipos do “corpo perfeito”.


•    As mascotes aparecem pela primeira vez em duas dimensões, mas também serão transformados em diferentes itens colecionáveis, como brinquedos de pelúcia.


•    Para aumentar a conscientização sobre as deficiências, Doudou et Compagnie, responsável pela fabricação da pelúcia, também se esforçou para criar a mascote paralímpica mais precisa possível e investiu em um molde de fabricação especial para recriar a lâmina de corrida da forma mais realista possível. Esse recurso tinha que ser macio ao toque, mas também para refletir a força de uma lâmina de carbono.


•    Sob a sola do sapato, Paris 2024 é escrito em braile para mostrar a importância da acessibilidade.   


Fonte: CPB e Comitê Paralímpico Internacional 

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias