Notícias

Aluno de badminton da Escola Paralímpica estreia em competições de alto rendimento aos 9 anos

Quinta, 06 de Outubro de 2022, 16h00
imprensacbbd
imprensacbbd

O paulistano Gabriel da Costa, 9, é aluno da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e um dos atletas mais novos inscritos no II Campeonato Brasileiro "Diego Mota" sub-23 de badminton paralímpico. O torneio começou na manhã desta quinta-feira, 6, e terminará no próximo domingo, 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 


A competição ocorre simultaneamente ao VII Campeonato Brasileiro principal da modalidade, que reúne 104 atletas de 14 estados (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PB, PE, PI, PR, RJ, SC, SE, SP), sendo 76 homens e 28 mulheres, também no CT Paralímpico. 


Gabrielzinho, como é conhecido, tem baixa estatura, portanto, joga pela classe SH6, e começou no badminton há três anos. O Campeonato Brasileiro sub-23 é sua a primeira competição de alto rendimento, na qual estreará nesta sexta-feira, 7. O torneio tem o nome de Diego Mota em homenagem ao fisioterapeuta e classificador funcional, morto em um acidente de trânsito em novembro de 2020. 


- Não penso em fazer outra modalidade. No badminton, dá para todos jogarem e tenho feito muitos amigos. É muito legal - disse Gabrielzinho, que mora em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e gasta cerca de 50 minutos, de transporte público, para chegar ao Centro de Treinamento Paralímpico. Ele visita o local duas vezes por semana para fazer as aulas de badminton na Escola de Esportes do CPB, sob a orientação do professor Andrew Cassiano.


- Ele tem uma grande paixão pelo esporte e muito potencial. Se continuar desta maneira, não tenho dúvidas de que será um atleta bem-sucedido no futuro - avaliou Andrew.  


Além de se dedicar ao esporte, Gabrielzinho também cursa o 4º ano do Ensino Fundamental e, nas conversas com os amigos de classe, tenta convencê-los a conhecer o CT Paralímpico. 


- Eles comentam comigo que gostariam de praticar algum esporte ou participar do Festival [Paralímpico, evento anual do CPB que reúne crianças com e sem deficiências, em todo o país, para a prática de modalidades paralímpicas de maneira recreativa]. Eu falo para eles virem ao CT, mas ainda não deu certo essa visita. Espero que dê. Todas as crianças, principalmente as com deficiências, deveriam fazer alguma modalidade - finalizou o jovem. 


Escola Paralímpica de Esportes

A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  


Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.


As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.


FICHA DE INSCRIÇÃO


Patrocínios

O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)



APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias