Notícias

Colatina deve receber cerca de 800 crianças no Festival Paralímpico Loterias Caixa

Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h00
imprensacbbd
imprensacbbd

Cidade do interior do Espírito Santo, com cerca de 120 mil habitantes, Colatina será a sede fora de São Paulo que deve receber a maior quantidade de crianças com e sem deficiência no Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que acontecerá no próximo sábado, 24, das 8h30 às 12h, em 105 localidades nas 27 unidades federativas do Brasil - 26 estados e o Distrito Federal. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário online neste link.


O evento, que é organizado pelo CPB desde 2018, proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.


Até esta quarta-feira, 21, o núcleo da Associação Colatinense de e para Pessoa com Deficiência Visual (ACDV) já tinha 793 inscritos para as atividades de vôlei sentado, atletismo e bocha, as três modalidades que serão apresentadas naquele local no dia do evento.  


No ano passado, o mesmo cenário já havia se repetido. A cidade capixaba também foi o núcleo com o maior número de participantes fora do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e atendeu 259 crianças e adolescentes durante o Festival. 


O Centro de Referência do CPB em Goiânia é o segundo núcleo do projeto com a maior quantidade de inscritos até o momento, com 334 participantes. 


Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.


Joinville (SC), com 296, Petrópolis (RJ), com 215, e Marabá (207), também aparecem entre as cidades com as maiores adesões de crianças com e sem deficiência para o evento do próximo sábado.


Já o CT Paralímpico, em São Paulo, novamente será o espaço que deve acolher o maior número de participantes. No ano passado, o local contou com a presença de 600 crianças e adolescentes. Em 2022, são esperados quase 1 mil inscritos.  


No CT Paralímpico, serão apresentadas as modalidades de atletismo, vôlei sentado e badminton no dia do Festival.


Festival ocorre em setembro em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).


Imprensa

O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.


Serviço 

Data: 24 de setembro (sábado) 

Horário: 8h30 às 12h 

Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência 

Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede 

Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br


Patrocínios

O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias