Notícias

COB divulga pesquisa sobre educação antidopagem com foco na delegação olímpica de Tóquio 2020

Terça, 14 de Junho de 2022, 15h00
imprensacbbd
imprensacbbd

Educar para incentivar o jogo limpo, livre de doping. Esse é um dos papeis do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que integra rede proteção ao jogo limpo em nosso país. Visando compreender melhor os efeitos da educação antidoping sobre atletas e comissões técnicas, o COB promove esta pesquisa capitaneada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  


- O COB convida os integrantes das comissões técnicas da delegação brasileira em Tóquio 2020 a responderem a uma importante pesquisa sobre educação antidoping. O projeto é uma iniciativa da ABCD, executado pela UFSM. Os atletas olímpicos já foram ouvidos e agora é a vez do pessoal de apoio ao atleta. A opinião desses profissionais é fundamental para seguirmos com as atividades de prevenção ao doping em nosso país. Contamos com a colaboração de todos - disse Rogério Sampaio, diretor geral do COB.


Conhecer o impacto da informação para a aprimorar ainda mais as estratégias de educação antidoping no movimento olímpico é o principal objetivo. A pesquisa é online e a identidade dos participantes será preservada. Se você faz parte da comissão técnica ou médica de atletas que participaram nos Jogos de Tóquio acesse o link abaixo para que possamos ouvir sua voz. 


Link da pesquisa - https://pt.surveymonkey.com/r/6WJGSTW


- Comissão técnica, médica ou dirigente que participaram de Tóquio 2020 devem responder à pesquisa de avaliação do programa de educação da ABCD. Ela servirá para a melhoria do programa nacional antidopagem. Educação e prevenção são fundamentais. O Jogo Limpo agradece - ressalta Luisa Parente, Secretária Nacional da ABCD.  


- O COB trabalha em coordenação com a ABCD para a prevenção do doping no meio olímpico. O fomento à pesquisa e a aproximação da comunidade científica e acadêmica ao universo esportivo é fundamental para o aprimoramento de nossas ações. Nesse sentido a Área de Educação e Prevenção ao Doping do COB estabelece convênios de colaboração com universidades e outras entidades da sociedade civil para a disseminação dos valores do jogo limpo para além das fronteiras do esporte - afirma Christian Trajano, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB. 


Conheça a área de Educação e Prevenção ao Doping do COB


Em outubro de 2018, o COB implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping, liderada pelo gerente Christian Trajano, médico e ex-diretor técnico da ABCD. Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).


Entre os propósitos da área está a integração das ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB, bem como ao Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidoping chegar às gerações mais jovens. A proteção do espírito e dos valores olímpicos é a mola propulsora desta iniciativa do COB, e se alinha aos valores da entidade: meritocracia, transparência e austeridade.


Fonte: COB

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias