Notícias

PROFORMA Santa Catarina: professor Anderson Adres conduz os novos talentos do badminton catarinense

Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 19h10
imprensacbbd
imprensacbbd

Idealizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), desde 2014 o Programa de Formação de Atletas (PROFORMA) tem atuado diretamente no desenvolvimento das categorias de base do badminton em todo o país.


Na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina, o PROFORMA conta com a experiência do técnico de desenvolvimento Anderson Andres, bastante conhecido pelos praticantes e fãs locais da modalidade pelo seu trabalho voltado ao badminton desde 2012 quando iniciou suas atividades com o esporte através do apoio da Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba, nas escolas municipais. 


O crescimento e o interesse foi tão grande que um ano depois fundamos a Associação Meio Oeste de Badminton (AMOB). Em 2013, na Olímpiada Estudantil de Joaçaba, tivemos mais de 100 inscrições na modalidade de badminton, ou seja, já tínhamos mais de 100 crianças praticando a modalidade nas escolas de Joaçaba - relembra Anderson, formado em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. 


Essa é a segunda vez que o Estado de Santa Catarina recebe o PROFORMA. Na primeira vez, em 2019, em virtude da pandemia de COVID-19 o projeto foi realizado de forma on-line e presencial com aulas remotas oferecidas para atletas de todos os clubes de Santa Catarina.


Foi um momento de grande integração entre os atletas e técnicos e além do conhecimento adquirido, mesmo com a pandemia conseguimos mantê-los focados no badminton - disse Anderson.


PROFORMA Santa Catarina: projeto social e esportivo leva disciplina e educação a jovens de Joaçaba 


Em 2021, o PROFORMA foi novamente aprovado para o segundo semestre e dessa vez realizado de forma totalmente presencial com o objetivo de possibilitar a prática esportiva principalmente para aqueles que não tinham tido contato com a modalidade, especialmente  crianças em estado de vulnerabilidade social de escolas municipais.


O PROFORMA desde o início teve uma grande aceitação por parte das crianças e adolescentes, e serviu como uma importante de inclusão social. Outro fator importante que o projeto traz está relacionado com a prática do Fair Play, pois nas aulas de Badminton as crianças aprendem a importância em serem verdadeiros com as regras, além de valores como o respeito aos árbitros, adversários e aos seus colegas - analisa Anderson.


Quanto ao trabalho realizado junto a AMOB, Anderson que também é tutor pela CBBd/Federação Mundial de Badminton (BWF) e ministra cursos de Shuttle Time e Coach Level 1, destaca a importância destes movimentos para o desenvolvimento do esporte em Santa Catarina e adjacências.


- Já passaram pela associação mais de 1.000 crianças neste trabalho voltado a dar oportunidades através do esporte. Muitas se destacaram competindo e alcançando resultados expressivos em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, e além disso o badminton fomentou bolsas de estudos e oportunidades de trabalho para muitas pessoas - conclui o professor catarinense. 


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias