Notícias

PROFORMA Tocantins: dedicação total pelo badminton marcam a trajetória do professor Antônio Cesa

Sábado, 08 de Janeiro de 2022, 22h00
imprensacbbd
imprensacbbd

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), vem buscando formar novos talentos nas categorias de base do badminton desde 2014, através do Programa de Formação de Atletas (PROFORMA). 


No Estado do Tocantins (TO), o município de Brejinho de Nazaré, localizado a cerca de 100 km da capital Palmas, conta com a realização do PROFORMA através do trabalho feito pelo técnico de desenvolvimento Antônio Cesa Souza Teles, professor de Educação Física há cinco anos. A paixão pelo esporte veio após o primeiro contato com a modalidade através de um curso teórico e prático ministrado na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Porto Nacional, para os professores de Educação Física locais.


Comecei a treinar nos finais de semana e me inspirei no professor Adaziel Teixeira Medrado, após ver todo o seu esforço para desenvolver o badminton em Tocantins. Com isso fui criando paixão pelo esporte e me especializando através dos cursos da CBBd, do próprio professor Adaziel, da técnica da Seleção Brasileira de Badminton Júnior, Norma Rodrigues, e a partir de então comecei a aplicar os conhecimentos adquiridos aliados à minha vocação para ministrar as aulas na Escolinha de ABd Aprendendo Badminton, de agosto a dezembro de 2021- lembra o professor. 


As aulas contaram com o apoio da Federação Tocantinense de Badminton (FTBad), sob a gestão da presidente Michele Lobo Castilho, e foram direcionadas para 8 alunos e 12 alunas com faixa etária entre 6 e 12 anos. Nos dois primeiros meses, os treinos foram realizados de segunda a quinta-feira, de 16h30 às 18h30, depois mudou para quartas e sextas-feiras, às 17h, e aos sábados, às 8h, na quadra esportiva da Escola Municipal Wanda Ferreira da Cunha.


Foi uma experiência desafiadora pois todos os alunos da escolinha nunca haviam visto o esporte. Também fomos a primeira modalidade esportiva na cidade a retornar as aulas e treinos de forma presencial, sempre utilizando os protocolos de segurança em razão da pandemia do Covid-19.


PROFORMA Tocantins: uma história de dedicação e entrega total pelo badminton



O currículo do profissional tocantinense conta com o curso realizado pela CBBd, com a chancela da Federação Mundial de Badminton (BWF), de formação como professor e tutor de badminton através do Shuttle Time Tocantins; curso Efetivação Badminton na Escola, em 2021; Clínica de Arbitragem de Badminton – ministrada pelo docente Pablo Jardim Patron, em 2021; Clínica de Badminton - ministrado pela técnica Norma Rodrigues, em 2017; Minicurso de Badminton - ministrado pelo professor Adaziel Teixeira Medrado, em 2017. 


Além disso, Antônio Cesa também acumula experiências na arbitragem tendo atuado como Árbitro na I Copa Centro-Oeste de Badminton, organizado pela Federação Goiana de Badminton (FEGOB), em dezembro de 2018, e Árbitro na II Copa Centro-Oeste de Badminton, organizado pela Federação Sul Mato-Grossense de Badminton (FESBd) em parceria com a CBBd, na cidade de Campo Grande (MS), em 2019. 


Para o dedicado professor, a prática de esportes na fase infantil pode ser fundamental para a formação de adultos saudáveis tanto física como emocionalmente.


Para mim, as crianças que praticam esportes desde cedo tem tudo para se tornarem adultos ativos com uma melhor qualidade de vida pois desde cedo os mesmos aprenderão a respeitar regras e a lidar com as frustrações - conclui o técnico de desenvolvimento do PROFORMA Tocantins. 

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias