Notícias

PROFORMA Paraíba: professora Priscilla Melquiades exalta o badminton como agente de inclusão social

Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 21h00
imprensacbbd
imprensacbbd

O esporte é mais que uma atividade física: ele constrói identidades sociais e é uma ferramenta apta a transformar vidas atuando tanto como um fator de inclusão, quanto um combatente de exclusão social.


Pensando nisso, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), tem realizado desde 2014, em todo país, o Programa de Formação de Atletas (PROFORMA), ajudando a desenvolver o badminton entre crianças e adolescentes, e consequentemente a formar novos talentos nas categorias de base da modalidade.


Tendo como um dos principais focos a responsabilidade social, em junho de 2021 dez projetos foram selecionados através da realização de edital para receberem durante cinco meses, com início em agosto e finalização no mês de dezembro de 2021, orçamento aprovado pela entidade de forma que este auxiliasse na formação acadêmica e profissional dos atletas e treinadores.


Projeto AABB Patos: inclusão social através da técnica de desenvolvimento de badminton Priscilla Melquiades



Dentre os contemplados, o PROFORMA Paraíba, sob o comando da professora Priscilla Soares Melquiades através do Projeto de Badminton AABB Patos, na cidade de Patos, foi realizado com aulas quatro vezes por semana, de segunda a quinta, na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para crianças na faixa etária entre 9 e 16 anos, prevalecendo uma média de idade de 12 anos tanto no gênero feminino quanto no masculino.


- É na infância que nós adquirimos hábitos que levaremos ao longo de nossa vida e é por isso que o esporte é tão importante. Ele promove saúde, educação, interação, respeito, disciplina, traz consigo um olhar diferente para o futuro, esperança e desperta emoções, conquistas dentro e fora de quadra, tornando-os verdadeiros campeões - analisa a técnica de desenvolvimento de badminton, Priscilla.


Vale ressaltar que todas as crianças que participaram do PROFORMA durante os cinco meses são do Programa de Integração promovido entre AABB e Banco do Brasil, FENAABB junto a entidades publicas e privadas que apoiam o programa. Essas crianças se encontram em situações de vulnerabilidade social.


Atualmente fazendo o Curso de Esporte de Alto Rendimento pelo Instituto Olímpico do Brasil (IOB) além de já ter no currículo  CCP, Shuttle Time e Coach 1, da Federação Mundial de Badminton (BWF) e CBBd, Priscila conta como foram os seus primeiros contatos com a modalidade.


- Comecei a trabalhar com o badminton em 2014, estava recém formada como Bacharel em Educação física e atualmente estou concluindo a Licenciatura. Na época agarrei a oportunidade que me foi oferecida para dar aulas da modalidade através de um programa chamado "Mais Educação na Escola Estadual Rio Branco", na cidade de Patos (PB). Apesar de no início mal conhecer a modalidade, eu acabei me apaixonando e fui buscar me aperfeiçoar. 


Patos já é a maior referência do badminton no estado da Paraíba e agora, por meio desse projeto, poderá buscar atletas de base e quem sabe novos talentos para abrilhantar ainda mais o esporte do nosso estado e país - concluiu a dedicada profissional, de 30 anos.


Siga acompanhando no site e nas redes sociais da CBBd as notícias referentes às demais regiões onde o PROFORMA tem atuado na missão de formar atletas de alto rendimento em badminton.


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias