Notícias

COB realiza 3ª edição do evento “Valores que transformam: Protagonismo com excelência”

Segunda, 18 de Outubro de 2021, 23h00
imprensacbbd
imprensacbbd

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu um time de peso para mais uma edição do evento "Valores que transformam", uma iniciativa do Transforma, programa do COB de promoção dos Valores Olímpicos. O webinar será realizado nesta terça-feira, 19 de outubro, a partir das 9h (horário de Brasília). Os medalhistas olímpicos Bruno Fratus e Fernanda Garay; o ator, diretor, produtor e dramaturgo Miguel Falabella; o jornalista especializado em educação, Antonio Gois; e o educador e escritor Mozart Neves Ramos são os convidados do evento, que contará também com a participação de Paulo Wanderley, presidente do COB, de Rogério Sampaio, campeão olímpico e diretor-geral do COB, e com Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing.

 

O webinar é gratuito e pode ser acompanhado ao vivo no canal do Time Brasil no Youtube e no Facebook.


- Como representantes do Movimento Olímpico, nós acreditamos no potencial do esporte que, assim como a educação, é capaz de transformar vidas. Após assistirmos à performance dos nossos atletas nos últimos Jogos, com recordes e resultados inéditos, essa certeza é ainda maior. E é isso o que nos motivou a escolher o tema Protagonismo para a 3ª edição deste webinar. Nosso objetivo é continuar fomentando a união do COB, através dos Valores Olímpicos, com os educadores, figuras fundamentais para o desenvolvimento humano - disse Manoela Penna. 


A cada edição, o Transforma, como um programa de educação olímpica, tem trazido temas que dialogam com a Base nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. De acordo com a BNCC, “Protagonismo” é a capacidade de enxergar-se como agente principal da própria vida, responsabilizando-se por suas atitudes, distinguindo as suas ações das dos outros, e expressando iniciativa e autoconfiança.


- O aluno protagonista acredita que pode aprender e encontra as melhores formas de fazer isso, não apenas individualmente, mas atuando de forma colaborativa e participativa no contexto escolar. No esporte, entendemos que não é diferente. O universo olímpico nos apresenta diversos exemplos de protagonismo, seja através de histórias de vida ou prática esportiva - disse Carol Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.


Como um webinar de Educação Olímpica, o evento é voltado para os professores de todos os segmentos e de todas as disciplinas escolares e entusiastas do Movimento Olímpico. A programação do “Valores que transformam: Protagonismo com excelência” terá como tema do primeiro painel “Protagonismo e a BNCC” com Mozart Neves Ramos, educador e escritor. Atualmente é Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP e foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2008, além de ser homenageado como “Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França” em 2006 e “Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge” no ano anterior.


O segundo painel, com o tema “Protagonismo no Esporte e na Vida”, contará os medalhista olímpicos Bruno Fratus, nadador bronze nos 50m livre em Tóquio, e Fernanda Garay, campeã olímpica de vôlei em Londres 2012, e com Antonio Gois, jornalista especializado em Educação. Fechando as apresentações, Miguel Falabella, o ator, diretor, produtor e dramaturgo, falará sobre “Protagonismo: novas atitudes, velhos valores”.


Três anos transformando a educação através dos Valores Olímpicos


Nestes três anos, o programa Transforma capacitou cerca de 7.000 professores das escolas parceiras com os cursos online de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), além de realizar formações por meio de palestras, dinâmicas e webinars.


Ao todo, mais de 30.000 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio foram impactadas por ações do Transforma como o COB de Portas Abertas, o Conexão Transforma e os Festivais Transforma. Algumas escolas receberam doações de equipamentos esportivos e, no período de pandemia, foram incluídas em ações sociais com distribuição de cestas básicas e máscaras de proteção.  


Mais recentemente, o COB vem trabalhando para que o programa chegue em mais cidades e instituições parceiras. Até agora, cidades de Rio de Janeiro, Taubaté (SP), Cascavel (PR), Palmas, Blumenau (SC), Santos (SP) e Natal (RN), além de escolas brasileiras no Japão, do Governo do Sergipe, do Conleste - consórcio público formado por 16 municípios do Leste Fluminense, e do SESI (SP), fecharam parceria com o Transforma.


Além disso, Transforma também promoveu visitas de medalhistas olímpicos, como Poliana Okimoto, Ágatha Rippel, Bárbara Seixas e Diego Hypolito às escolas batizadas com seus nomes, no Rio de Janeiro, para aproximação do público escolar com o esporte. Por fim, realizou visitações e vivências esportivas no Centro de Convivência dos Jogos da Juventude. 


Fonte: COB


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias