Notícias

Inédito! Brasil conquista o direito de sediar os Jogos Mundiais Escolares Sub-15 em 2023

Quinta, 16 de Setembro de 2021, 21h00
imprensacbbd
imprensacbbd

O Brasil será a sede da segunda edição dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, que serão disputados em 2023, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito na quarta-feira, 15, em Belgrado, durante a cerimônia de abertura da primeira edição do evento.


A candidatura do Brasil foi apresentada oficialmente na terça-feira, 14, ao presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês), Laurent Petrynka, pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, que está na Sérvia acompanhado pelo secretário adjunto da pasta, André Alves.


A reunião de apresentação da candidatura brasileira contou ainda com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho; do vice-presidente da CBDE e vice-presidente da ISF, Robson Aguiar; e do CEO da CBDE, Luis Delfino.


- Estamos muito felizes com o sucesso de nossa missão em Belgrado - celebrou Marcelo Magalhães. Para o secretário, o anúncio tem conexão direta com uma das prioridades da atual gestão da Secretaria Especial do Esporte, que é inverter a pirâmide esportiva brasileira e valorizar o desporto escolar e o esporte de base.


- No dia 29 de outubro começam, no Rio de Janeiro, os Jogos Escolares Brasileiros. Desde o ano passado, quando oficializamos o apoio à CBDE para a retomada dos JEBs, temos trabalhado para fazer desta edição a melhor de todos os tempos. O resgate dos JEBs, após um hiato de 17 anos sem a realização do evento, é o primeiro passo para fortalecermos a prática esportiva entre nossos estudantes - afirmou o secretário Especial do Esporte.


- Em 2022, teremos os Jogos Escolares Sul-Americanos no Brasil. Agora, com os Jogos Mundiais Sub-15 garantidos no Rio em 2023, tenho certeza de que nossas crianças e jovens terão ainda mais motivação para se dedicarem aos estudos e às atividades esportivas - completou.


Segundo Magalhães, o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social e as experiências dos adolescentes em megaeventos desse tipo são duradouras. 


- O contato que eles terão com representantes de dezenas de países será riquíssimo e estamos felizes por nossa candidatura ter sido aceita. Agradeço à confiança depositada em nosso país pela ISF.


Marcelo Magalhães lembrou ainda que a confirmação dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 Rio representa mais um capítulo do Brasil como sede de megaeventos esportivos.  


- Desde 2007, quando o Rio sediou os Jogos Pan-Americanos, o Brasil tornou-se o anfitrião dos maiores eventos esportivos do mundo. Recebemos os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (2015) e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Temos enorme know-how na organização de eventos de grande porte - concluiu o secretário.


O presidente da CBDE agradeceu o apoio recebido pela Secretaria Especial do Esporte e a maneira como o Governo Federal tem apoiado o desporto escolar. 


- Nossa ideia é contribuir para a formação integral das nossas crianças e jovens. O esporte escolar se coloca como uma ferramenta fundamental nesse processo. Estamos todos de parabéns, pois outros países manifestaram o desejo de receber os Jogos Mundiais Escolares de 2023, mas o Brasil se posicionou bem na forma como defendeu a candidatura - afirmou Antônio Hora Filho.  


Primeira edição do evento reúne cerca de 2.500 estudantes em Belgrado, na Sérvia


A primeira edição dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 reúne cerca de 2.500 participantes, de 36 países, que disputam provas em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3 x 3, xadrez, futebol, judô, caratê, orientação, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e wrestling. O evento teve início no sábado, 11, e segue até domingo, 19.


No total, 27 estudantes do Brasil estão em Belgrado para a competição, o primeiro evento internacional da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) desde o início da pandemia, em 2020. O país compete na Sérvia no futebol feminino e no wrestling, tanto no masculino quanto no feminino.


Fonte: Governo Federal do Brasil/Ministério da Cidadania 


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias