Notícias

Barranquilla, na Colômbia, será a cidade anfitiriã dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Sábado, 28 de Agosto de 2021, 02h00
imprensacbbd
imprensacbbd

A vigésima edição do maior evento poliesportivo das Américas será realizada em Barranquilla, Colômbia em 2027. A oficialização foi feita pelo presidente da Panam Sports, Neven Ilic, na sexta-feira, 27, após um emocionante e simbólico evento para a assinatura do contrato na Cidade Sede onde estavam o Presidente da Colômbia, Iván Duque, o Presidente do Comitê Olímpico, Ciro Solano, a Governadora Elsa Noguera, o Prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo e grandes figuras do esporte colombiano de todos os tempos.


Com vasta experiência na organização de eventos esportivos, como as partidas da Seleção Colombiana de Futebol e os Jogos Centro-Americanos e Caribenhos 2018, a Panam Sports acredita que a cidade de Barranquilla tem tudo para oferecer um evento de nível mundial como o Pan-americano, destacando a ótima infraestrutura esportiva e, acima de tudo, uma admirável paixão de seu povo pelo esporte.


Por isso, o Comitê Executivo do Panam Sports, junto com o apoio irrestrito de seus países membros, optou por dar a confirmação a esta cidade em franco desenvolvimento e à Colômbia, para a organização do evento poliesportivo mais importante do mundo após os Jogos Olímpicos, e que será classificatório para Los Angeles 2028.


- Esta designação que a Panam Sports está fazendo representa o reconhecimento muito especial de um país que demonstrou um compromisso incondicional com o desenvolvimento esportivo do continente. Tivemos uma agradável surpresa em 2018 com a organização dos Jogos da América Central e do Caribe. Aí ele (o país) acreditou em nós e apesar da pandemia, todos têm feito um esforço incrível para a realização dos Primeiros Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, o que nos deixa muito felizes e motivados. É por isso que nossos países membros decidiram ceder a sede de nosso principal evento esportivo em 2027 à bela cidade de Barranquilla - disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.


- Quero agradecer ao presidente Iván Duque, pelo apoio irrestrito que nos deu na última vez. Sabemos o esforço que ele e todas as autoridades governamentais e desportivas de Cali e Barranquilla têm feito pelo desporto do continente e pela juventude das Américas que, sem dúvida, representam o nosso futuro - acrescentou Ilic.


A candidatura da cidade costeira colombiana para sediar a XX edição dos Jogos Pan-Americanos foi aprovada pela maioria absoluta dos países membros da Organização Desportiva Pan-Americana. 


A realização de um evento com estas características leva a cidade e o país organizador a uma oportunidade única de desenvolvimento desportivo, com uma melhoria considerável na sua infra-estrutura, um impulso turístico à região e a oportunidade de receberem os melhores atletas do continente, muitos deles grandes figuras e campeões mundiais e olímpicos, o que deixa um legado de valor incalculável para a Colômbia e para as novas gerações de atletas.


- Este é o governo que tem apoiado os Jogos Pan-Americanos Juvenis e decidimos realizá-los porque também foi uma mensagem de que nem mesmo a pandemia vai tirar de nós essa possibilidade de sonhar grande. Eles têm nosso apoio. Eu quero que este não seja apenas um projeto de Barranquillero ou Atlanticense, este seja um projeto da nação. A Colômbia pela segunda vez na história vai receber os Jogos Pan-Americanos, o fez em Cali em 1971 e o fará na Golden Gate, em Barranquilla em 2027. Estamos todos unidos para cumprir esse propósito, viva a Colômbia! Viva Barranquilla! - indicou o Presidente Iván Duque.


- Queremos que o continente e o mundo olhem para Barranquilla. Estaremos prontos para recebê-lo, para mostrar o que Barranquilla é hoje e, principalmente, o que será daqui a alguns anos. É por isso que lhes entregamos as chaves da nossa cidade nesta cerimônia que abrirá as portas para que esta seja a sua casa. Esperamos você aqui e queremos que venha se apaixonar por esta cidade - afirmou o prefeito de Brranquilla.


Vários foram os atletas que se destacaram nesta cerimônia: as medalhistas de prata dos 400 metros rasos e da caminhada feminina em Tóquio 2020, Anthony Zambrano e Sandra Arenas, o duplo medalhista olímpico de BMX Carlos Ramírez, e um dos maiores ídolos da Colômbia e principalmente de Barranquilla, Edgar Renteria, entre muitos outros.


Com a indicação de Barranquilla como sede dos XX Jogos Pan-Americanos de 2027, a agenda esportiva para os próximos anos é a seguinte:


Novembro 2021: Jogos Pan-Americanos Junior Cali-Valle 2021 (Colômbia)
Outubro 2023: Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 (Chile)
Julho 2024: Jogos Olímpicos Paris 2024 (França)
2027: Jogos Pan-Americanos Barranquilla 2027 (Colômbia)
Julho 2028: Jogos Olímpicos 2028 (Estados Unidos)

Fonte: PANAM Sports

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias