Notícias

Em reconhecimento à campanha no Japão, atletas olímpicos são homenageados no Rio de Janeiro

Sábado, 21 de Agosto de 2021, 14h00
imprensacbbd
imprensacbbd

A campanha histórica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio segue rendendo homenagens aos atletas brasileiros. Nesta sexta-feira, 20, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, organizou uma cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, para 13 atletas nascidos na capital carioca ou que treinam na cidade. De quebra, ele anunciou a criação de um Museu Olímpico e a volta do programa Time Rio, que prevê patrocínio a um grupo de esportistas.


- Gostaria de fazer um agradecimento em nome dos cariocas e dizer que a Prefeitura do Rio vai voltar a ser muito atuante a partir de agora, para que a gente chegue em Paris 2024 e faça mais sucesso ainda, com mais gente treinando no Rio - disse Eduardo Paes, que destacou ainda a intenção de ampliar a utilização do Parque Olímpico.


- Outra questão importante é a concentração do legado esportivo por meio do Parque Olímpico. Havia um planejamento pronto para usar a partir do Maria Lenk e daí também fazer a pista de atletismo. O que precisamos pensar, além disso, é aproveitar a estrutura que existe e construir mais uma piscina. Estamos prontos para fazer o Time Rio, o Museu Olímpico e também implementar a infraestrutura nesse espaço - completou.


Receberam uma placa os seguintes atletas: Aldemir Gomes, Jorge Vides, Gabriel Constantino e Rosângela Santos (atletismo); Fabiana Silva (badminton); Natasha Rosa (levantamento de pesos); Nathália Almeida (natação); Iêda Guimarães (pentatlo moderno); Eshyllen Coimbra (rugby sevens); Isaac Souza (saltos ornamentais); Ane Marcelle (tiro com arco); Gabi Nicolino (vela); e Rebeca Andrade (ginástica artística).


Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira destacou os desafios enfrentados na preparação para Tóquio 2020 e também a melhor campanha do país nos Jogos. 


- Dizer que esse foi o maior desafio da nossa história é redundante. Mas não poderia deixar de destacar a atuação histórica do Brasil, que superou os Jogos Rio 2016, ocupando o 12º lugar entre 206 países, o que nos coloca em uma posição de respeito não só pelo quantitativo das medalhas, mas o qualitativo desses resultados. 


Já o diretor-geral do COB e campeão olímpico de judô em Barcelona 1992, Rogério Sampaio, fez questão de agradecer a parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro e apontou que é preciso criar um ambiente favorável e propício para que haja cada vez mais medalhistas olímpicos cariocas representando o país. 


- Todos os que estão aqui representaram muito bem o país. Digo que a participação nos Jogos Olímpicos tem a capacidade de mudar a vida das pessoas, assim como o esporte tem a capacidade de diminuir as diferenças sociais. Quero agradecer a parceria e a proximidade com o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, que não tem medido esforços para continuarmos trabalhando nesse momento de pandemia, seguindo todos os protocolos de saúde, pois é dessa maneira que os nossos atletas podem realizar seus treinamentos sem paralisação. 


A ginasta campeã olímpica em Tóquio 2020, Rebeca Andrade, ouro no salto e prata no individual geral da ginástica artística, falou em nome dos atletas presentes e corroborou o discurso das autoridades.


- O esporte precisa de apoio em todos os momentos, porque ninguém chega a lugar nenhum sozinho. O apoio da Prefeitura foi realmente importante, principalmente no CT de Ginástica, onde eu treino, que é um legado dos Jogos Rio 2016. Temos 27 Vilas Olímpicas na cidade e dali vão nascer novos talentos. O esporte educa e ensina muita coisa.


Participaram do evento ainda o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder; o secretário especial da Juventude, Salvino Barbosa; o membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Bernard Rajzman; a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques; além dos diretores do COB: Isabele Duran, diretora Financeira; Jorge Bichara; diretor de Esportes; Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing; e Ricardo Mathias, diretor Administrativo.


Fonte: COB


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias