Notícias

PROFORMA Mato Grosso: perseverança conduz a trajetória do técnico de desenvolvimento Manoel Augusto

Domingo, 11 de Julho de 2021, 20h00
tecnologiabad
tecnologiabad

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), iniciou em 2014 o Programa de Formação de Atletas (PROFORMA), tendo como objetivo principal desenvolver o badminton entre crianças e adolescentes atuando diretamente na formação de novos talentos nas categorias de base da modalidade.


No início deste ano, em fevereiro de 2021, dez projetos foram selecionados através da realização de edital para receberem durante cinco meses recursos da CBBd que viabilizassem a participação de atletas e treinadores neste processo. Uma das comunidades esportivas selecionadas fica localizada na cidade de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso (MT).


 

PROFORMA Mato Grosso: uma história iniciada pelo acaso com rumo direto ao sucesso 


O técnico de desenvolvimento Manoel Augusto Stahlschimidt é professor de educação física e viu sua vida mudar completamente ao conhecer o badminton por acaso em meados de 2008, após entrar em uma loja para comprar materiais esportivos para o colégio onde trabalhava.


- O gerente da loja me presenteou com um kit de badminton e quando eu perguntei porque estava ganhando aquele presente, ele me disse que havia muito tempo que o kit estava lá sem ser vendido. Isso atiçou a minha curiosidade e voltei para casa determinado a conhecer mais sobre o esporte - contou Manoel.


O professor, ao chegar em casa, começou a praticar o esporte de forma recreativa com seu filho, Caio Augusto, na ocasião com 7 anos de idade, e as dificuldades iniciais em "manter a peteca no alto" o desafiaram ao mesmo tempo que criaram uma motivação a mais para entender como funcionavam as técnicas que pudessem melhorar a prática do novo esporte.



- Naquele momento, eu pensei: se para um adulto é algo diferente e desafiador, imagina para uma criança? E desta forma comecei a implementar o badminton nas aulas de educação física, colocando as regras e fazendo com que as crianças fossem aprendendo os golpes gradativamente. 


Depois disso, ao perceber que os alunos se desenvolviam muito rapidamente na prática da modalidade, Manoel viu ali um grande potencial para se dedicar a aprender e ensinar, e em mais uma "obra do acaso", na época o badminton estava entrando no programa de modalidades da Secretaria de Esportes do Estado do Mato Grosso valendo classificatória para as Olimpíadas Escolares, hoje denominada Jogos Escolares da Juventude.


Desde então, o técnico de desenvolvimento começou a formar uma equipe para participar dos torneios, com a qual conseguiram se consagrar campeões em todas as categorias durante quase dois anos seguidos.


- Fomos representar a nossa cidade de apenas 10 mil habitantes, além do nosso estado, na fase nacional dos Jogos Escolares. Isso nos trouxe uma felicidade muito grande pela oportunidade que estava sendo dada àquelas crianças e me motivou bastante para seguir trabalhando com o badminton por quase 5 anos.



Ao mudar-se para a cidade de Lucas do Rio Verde, Manoel precisou se afastar da dedicação integral à modalidade mas passou a incluir o esporte como grade curricular nas aulas ministradas até o início de 2020, quando o presidente da Federação Matogrossense de Badminton, Andre Matto, o convidou para fazer parte do PROFORMA.


- Vi no projeto a possibilidade de voltar a me dedicar trabalhando com crianças em fase inicial do badminton e assim tem ocorrido. Atualmente, por ocasião desta pandemia, precisamos insistir que os pais confiem que estamos com as regras de biossegurança bem implantadas no grupo afastando quaisquer riscos de contagio. Apesar das dificuldades, são muitas as oportunidades que podemos oferecer para estes jovens - explicou o professor, referindo-se aos protocolos adotados nas aulas presenciais em razão da pandemia do Covid-19.


Em Lucas do Rio Verde, Manoel ministra as aulas para uma turma de 20 alunas, entre 10 e 13 anos, todas as terças e quinta-feiras, entre 7h e 11h, na Escola Municipal São Cristóvão. Nas atividades com foco na iniciação esportiva da modalidade, a didática aplicada também visa estimular o desenvolvimento psicológico, técnico e tático, além dos demais aspectos disciplinares. 


APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias