Notícias

Divulgado relatório sobre o Panorama do Esporte Brasileiro, confira!

Quarta, 21 de Outubro de 2020, 14h13
O relatório que traça um Panorama do Esporte Brasileiro foi produzido com o intuito de reunir as informações levantadas pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, como forma de subsidiar as decisões da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, servindo como fonte rápida e prática de informações. São apresentados dados relativos ao esporte no Brasil, com objetivo de traçar um panorama geral do investimento realizado no âmbito federal, estadual e municipal.

No relatório inicialmente são apresentados dados de investimento em modalidades específicas, partido dos recursos recebidos pela Entidades Nacionais de Administração do Desporto, com levantamento de quantidade de atletas e valores recebidos por meio do Programa Bolsa Atleta, entre 2005 e 2019, sendo considerados apenas atletas contemplados em modalidades que fazem parte do programa de provas dos Jogos Olímpicos, utilizando a base de dados desenvolvida pelo Projeto Inteligência Esportiva, com informações cedidas pela SNEAR. Neste relatório são apresentadas a quantidade de atletas contemplados por
modalidade e o valor investido anualmente.

Considerando a esfera governamental, foi levantado o valor investido em Desporto e Lazer a partir do orçamento público das esferas municipal, estadual e federal, sendo estes dados apresentados por Estados e regiões do país, estados e regiões. Essa pesquisa documental de natureza quantitativa e cunho exploratório teve como fonte de dados o portal da Secretaria do Tesouro Nacional e o portal SIGA Brasil do Senado Federal. A coleta de dados considerou os recursos orçamentários empenhados da função “27 – Desporto e Lazer” e os valores de suas respectivas subfunções. Também coletamos o somatório dos recursos empenhados de todas as funções orçamentárias das diferentes esferas a fim de averiguar a proporcionalidade do orçamento esportivo diante do respectivo orçamento geral. O recorte temporal (2002 a 2018 para as esferas municipal e estadual; 2002 a 2017 para esfera federal) considerou a disponibilização da totalidade dos dados durante o período de coleta dos dados. Todos os dados foram tabulados e, neste relatório, estão apresentados de acordo com a sua esfera governamental.

Texto e fonte:  http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/

Links Relacionados (Clique nos links para visualizá-los) :

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias