Notícias

CPB realiza lives com atletas e influenciadores para celebrar Dia do Atleta Paralímpico

Terça, 22 de Setembro de 2020, 09h39
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará um evento totalmente digital nesta terça-feira, 22, para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A ação online é aberta ao público, cadastre-se aqui para receber conteúdos exclusivos, e contará com duas transmissões de debates ao vivo, às 15h e às 18h, na página oficial do CPB no Facebook e no canal do Youtube
 
 
O primeiro bate-papo, às 15h, será “Superação é uma ova!” e contará com a participação dos velocistas Verônica Hipólito e Yohansson Nascimento, do nadador Roberto Alcalde, do presidente do CPB e ex jogador de futebol de 5 Mizael Conrado, do youtuber Fred do canal Desimpedidos e da influenciadora digital Isa Meirelles.
 
Para Isa Meirelles, eventos como o desta terça são fundamentais. “As pessoas com deficiência precisam que sua pauta tenha visibilidade nacional para poder se fortalecer e acelerar, por isso é fundamental o apoio de formadores de opinião nesse movimento, influenciadores, jornalistas, lideranças que possam nos apoiar, divulgando e incluindo cada vez mais esse debate nas diferentes mídias”.
 
Entre os atletas as expectativas para os debates estão altas. “Espero que o público consiga absorver o máximo possível de conhecimento sobre o esporte, sobre a vida do atleta paralímpico”, contou o velocista Yohansson Nascimento.
 
“Eu espero não ficar nervoso e ter um apagão mental ao vivo. Vou estar com pessoas muito legais e tenho certeza de que será um bate-papo incrível e muito produtivo”, confessou o nadador Roberto Alcalde.
 
A segunda transmissão terá como tema “Esporte como ferramenta de transformação” e terá a participação do velocista Fabrício Ferreira, da nadadora Susana Schnarndorf, da parataekwondista Débora Menezes, do jornalista Renato Peters e o apresentador e ex-judoca Flávio Canto.
 
“Cobrir o esporte paralímpico me transformou como profissional. Poder contar histórias de sucesso de atletas campeões é uma das coisas mais legais desse trabalho. Por tudo isso eventos como esses são importantes para mostrar ao público o que as pessoas com deficiência têm capacidade de fazer”, relatou o jornalista Renato Peters.
 
“Essa troca de informação, de experiências, agrega muito para a sociedade. Acho que vai ser muito maravilhoso mesmo! Vai ser um evento muito marcante para o Movimento Paralímpico”, contou o velocista Fabrício Ferreira.
 
Instituído via decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico somente começou a ser comemorado a partir de 2014. A data dá sequência ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com deficiência, 21 de setembro. 
 
Desde 2018 o CPB realiza o Festival Paralímpico para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico, que neste ano foi cancelado devido a pandemia do Covid-19. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10.000 crianças.
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Débora Menezes, Fabrício Ferreira, Roberto Alcalde, Susana Schnarndorf e Yohansson Nascimento são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
 
Time São Paulo
Os atletas Verônica Hipólito e Yohansson Nascimento são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias