Notícias

"COB conta com os atletas para construir um movimento olímpico forte e coeso", afirma palestrante

Quarta, 24 de Junho de 2020, 08h56
"Um marco para o esporte brasileiro". Foi assim que Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico e presidente da Comissão de Atletas do COB, definiu o I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro, realizado nesta terça-feira, 23 de junho, data em que se comemora o Dia Olímpico. O evento teve a participação de todas as Comissões de Atletas das Confederações Olímpicas do Brasil, com uma audiência de 88 pessoas na sala virtual, e também foi transmitido ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube (veja aqui), com mais de 400 acessos. Os objetivos do encontro foram a troca de experiências e o aumento de engajamento dos atletas na busca pelo desenvolvimento esportivo no país.

"Hoje é um marco para o esporte brasileiro. Hoje é um marco para todas as Comissões de Atletas que virão. Toda a caminhada começa com um pequeno passo. E todos que participaram desse fórum podem dar esse primeiro passo dentro de suas comissões. Quero agradecer ao COB, ao presidente Paulo Wanderley, ao Rogério Sampaio e a todas as pessoas que se engajaram para a realização desse fórum. É uma honra fazer parte desse time de campeões. Vamos juntos escrever uma nova página do esporte olímpico brasileiro", disse Tiago Camilo, medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, no judô. "Nosso objetivo é que este evento ocorra anualmente. É um legado desta gestão, que foi muito participativa, com tantos atletas que fizeram história no esporte olímpico brasileiro. Temos o dever de escrever essa história junto com o COB", disse Tiago Camilo, presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008.

"Hoje estou na posição de diretor Geral do COB e creio que isso é a demonstração das possibilidades que se abrem também aos atletas fora dos tatames, das quadras e das pistas. A ação de cada um de nós deve ser sempre pensando no benefício coletivo. E é por isso que o COB quer contar com os atletas cada vez mais perto. Assim, vamos construir um movimento olímpico forte e coeso, que reflita a diversidade e a excelência" declarou Rogério Sampaio, diretor Geral do COB e campeão olímpico de judô em Barcelona 1992. "O COB tem fortalecido a sinergia com os atletas, através das mudanças promovidas pela gestão do presidente Paulo Wanderley, pois sabemos seu papel dentro da sociedade. Por isso, destaco agora a importância de, não só as Confederações, mas também as Federações Estaduais tenham as suas comissões de atletas", completou Rogério Sampaio.

O Evento - O Fórum teve início com uma apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colegiado nos últimos anos. Todos os integrantes da Comissão tiveram a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas funções dentro da organização. Em seguida, foi a vez dos gestores do COB, casos de Soraya Carvalho (gerente do Instituto Olímpico Brasileiro), Jorge Bichara (diretor de Esportes do COB) e Antônio Carlos Moreno (master coach do COB), além do vice-campeão olímpico Bernard Rajzman, membro do COI, dissertarem sobre os projetos voltados aos atletas que eles lideram no dia a dia.

A atual gestão do COB tem trabalhado em sintonia com a Comissão de Atletas da entidade, procurando atender a todos os pedidos do colegiado. Assim que assumiu a presidência do COB, Paulo Wanderley aumentou a representatividade da Comissão dentro das assembleias e votações da entidade, saltando de 1 para 12 votos. Já em 2019, durante Assembleia Geral Extraordinária, foi aprovado novo incremento: no ciclo de 2021 a 2024, a Comissão de Atletas será composta por 25 membros, com 19 deles podendo votar.

"Estamos muito felizes com a realização do nosso primeiro Fórum. Acredito que esse seja o nosso pontapé inicial, dado com louvor e com dignidade. De uma forma geral, foi extremamente positivo", afirmou Yane Marques, vice-presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno em Londres 2012.

Além de Yane, outros medalhistas olímpicos integrantes da Comissão do COB marcaram presença no evento: Hortência (basquete), Poliana Okimoto (maratona aquática), Emanuel Rêgo (vôlei de praia), Thiago Pereira (natação), Isabel Swan (vela) e Fabi Alvim (vôlei).

O I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro integra a programação do Dia Olímpico, que celebra o aniversário de fundação do COI. Em 2020, o COB estendeu as comemorações por 30 dias, transformando-o em Mês Olímpico, com o propósito de estimular as pessoas a desenvolverem os valores olímpicos.

Texto original: COB

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias