Notícias

COB acerta últimos detalhes para etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Cascavel (PR)

Quarta, 04 de Setembro de 2019, 10h24
A contagem regressiva para a primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude entra na sua fase final. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) acerta os últimos detalhes para a maior competição escolar do país, que começa na próxima segunda-feira, dia 2, em Cascavel (PR), com disputas em quatro esportes coletivos e em duas categorias de idade. Uma equipe com 42 profissionais de diversas áreas de atuação, somados a 11 especialistas do Comitê Organizador local, prepara o terreno para receber 844 participantes, entre atletas, técnicos e oficiais de oito estados brasileiros.

Denominada Regional Amarela, a competição contará com escolas de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Santa Catarina não participa do regional por ser a sede do evento nacional, em novembro, em Blumenau e, portanto, tem vaga garantida nos 16 torneios dos quatro esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 anos e 15 a 17.

"Tivemos quase 100 das inscrições efetivadas, o que só confirma o sucesso desse formato dos Jogos Escolares da Juventude, inaugurado ano passado", afirmou o coordenador geral da competição, André Mattos. "Ao mesmo tempo que estamos realizando o evento em Cascavel, estamos planejando e organizando as outras duas regionais, em Palmas e Natal. A novidade desse ano é que realizaremos o credenciamento dos atletas para o evento ficar mais parecido com a etapa nacional, além de facilitar o nosso trabalho na hora do jogo. Ou seja, estamos oferecendo mais serviços", ressaltou André. Além do aperfeiçoamento da logística esportiva, outra marca dos Jogos Escolares 2019 será a ampliação do Programa Transforma, que leva a temática olímpica ao ambiente escolar.

Os quatro esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude acontecerão em oito quadras esportivas de Cascavel. O basquete será disputado no Instituto Federal do Paraná e no ginásio da Unopar. O futsal no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, que fica dentro do Complexo Esportivo Ciro Nardi, e no CIE Alice Martelli. Os confrontos do handebol e do vôlei serão realizados em quatro quadras do Centro Universitário da Fundação Assis Gurcacz. As tabelas dos 16 torneios classificatórios serão definidas neste sábado, dia 31, e a entrada do público é gratuita.

Cascavel recebe os Jogos Escolares da Juventude pela primeira vez. Será a quarta cidade paranaense que sediará a maior competição escolar do país, um recorde (Curitiba, Londrina e Maringá já receberam o evento). A cidade tem cerca de 320 mil habitantes e é relativamente nova. A emancipação de Foz do Iguaçu ocorreu em 1952, juntamente com o município vizinho, Toledo.

Organizado há 15 anos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares reúnem, em um clima de interação, respeito e amizade, mais de 6.000 alunos-atletas, de 12 a 17 anos e, desde o ano passado, têm um novo formato, com três etapas regionais e uma nacional. Somando-se às seletivas municipais e estaduais, os Jogos Escolares da Juventude movimentam todos os anos mais de 2 milhões de jovens de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

Confira o calendário dos Jogos Escolares da Juventude 2019:

Etapas regionais:
2 a 6 de setembro: Cascavel (PR) – Regional Amarela (Sul/Sudeste/Goiás/Mato Grosso do Sul)
11 a 15 de setembro: Palmas (TO) – Regional Verde (Norte/Distrito Federal/Mato Grosso)
20 a 24 de setembro: Natal (RN) - Regional Azul (Nordeste)

Etapa nacional:
16 a 30 de novembro: Blumenau (SC)

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias