Notícias

Lançamento do Programa de Carreira do Jovem Atleta marca a despedida no embarque aos Jogos Olímpicos

Segunda, 01 de Outubro de 2018, 09h17
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Os 79 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 viveram um dia de intensas emoções. Neste sábado, dia 29, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, um encontro entre os atletas e seus familiares para lançar o Programa de Carreira do Jovem Atleta. O evento marcou a despedida antes do embarque para a capital argentina. Junto com as lágrimas pela separação, a alegria pelo suporte oferecido pela inciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, que dará apoio à formação global dos promissores talentos do esporte nacional.

“Conheço muito bem os caminhos que serão trilhados por esses jovens atletas nos próximos anos. A vida do atleta vai muito além das quadras, dos campos, das pistas e das piscinas. O caminho é longo, é árduo, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Neste sentido, o COB criou um programa que vai ajudar esses atletas a passarem por diversos obstáculos e chegarem ao melhor desempenho possível. O Programa de Carreira do Jovem Atleta com certeza vai ajuda-los a alcançarem os seus objetivos na carreira”, declarou Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona 92 e diretor geral do COB.

O diferencial do PCA Jovem é que dará suporte não só ao atleta, mas também aos seus responsáveis e treinadores. O lançamento do programa foi ainda a oportunidade de pais e filhos se despedirem antes do embarque para Buenos Aires.

“Ao mesmo tempo em que fico com saudades, estou tão feliz e orgulhosa dela. Vim me despedir, mas vou lá assistir à competição. Não vou perder essa. É muita emoção”, afirmou Renata Almeida, mãe da atleta Maria Eduarda Araki, da ginástica rítmica, que elogiou a ação do COB. “É uma iniciativa muito interessante do comitê. Está tudo muito bem organizado, pensado nos mínimos detalhes. É muito importante esse suporte. Não basta ter talento se não tiver tambpem uma cabeça boa e todas as informações necessárias sobre diversos outros fatores que influenciam no desempenho. Os pais também são parte fundamental nesse processo e fico muito feliz de estarmos sendo inseridos com esse apoio do COB”, destacou a alagoana de Maceió.

O PCA Jovem é um curso de seis meses de duração realizado à distância, que visa transmitir conhecimentos para que os atletas consigam se preparar, da melhor maneira possível, para construir a sua carreira no alto rendimento e conquistar o sucesso no esporte.“É um sentimento de muita gratidão, porque a minha filha se esforça muito. Ela é atleta hoje, mas abriu mão de muita coisa. Quando uma criança resolve ser atleta, tem o envolvimento da família inteira. Então, quando a gente vê o COB abraçando e reconhecendo os pais, nos tratando com tanto carinho, a gente sente orgulho por ver onde nossos filhos chegaram. É muito bacana”, ressaltou Ana Beatriz, mãe da atleta de tiro com arco, Ana Luiza Caetano, que também está com passagem comprada para Buenos Aires para assistir a filha competir.

A presença dos pais no Rio de Janeiro motivou os atletas do Time Brasil antes da viagem. “A gente tem treinado muito, então ter um tempo para ficar com eles faz muita diferença. Quero conseguir aprender o máximo possível e levar isso para a minha vida. É uma iniciativa muito maneira, que vai ser importante para o nosso futuro”, afirmou Ana Luiza, de 15 anos.

O dia também foi dos primeiros treinos para os atletas brasileiros no Rio de Janeiro. Espalhados por 13 locais esportivos da cidade, os jovens começaram a preparação final para Buenos Aires 2018. Empolgados com a proximidade da principal competição de suas ainda curtas carreiras, os 79 melhores atletas da nova geração do esporte nacional participam de um evento de concentração organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) até a próxima terça-feira, dia 2, quando embarcam para a capital da Argentina. A programação do evento inclui, além dos treinamentos, palestras informativas e atividades educativas. Os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem de 6 a 18 de outubro e o Time Brasil terá representantes em 24 modalidades.

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias