Notícias

Dia do Atleta Paralímpico: saiba tudo sobre a celebração do dia 22 de setembro

Quarta, 19 de Setembro de 2018, 11h10
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Neste sábado, 22, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará esta data com o Festival Paralímpico. O evento estará em 48 cidades do Brasil, destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos. Este é o quarto ano em que o dia é celebrado no país.

A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 29 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O megaevento ocorrerá em 48 cidades, em todos os Estados do país e no Distrito Federal, e promoverá a experimentação de modalidades a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três esportes por sede, das 8h30 às 11h. 

Medalhistas paralímpicas no atletismo, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina estarão, respectivamente, nos núcleos de Joinville (SC) e Palmas (TO) do Festival. João Pessoa (PB) terá, por sua vez, a presença do paraibano Petrúcio Ferreira - atual campeão paralímpico e recordista mundial nas provas de velocidade. As nadadoras Camille Rodrigues e Patrícia Santos marcarão presença no Rio de Janeiro e Vitória (ES), respectivamente. 

Para saber quais cidades receberão o Festival Paralímpico, neste sábado, 22, acesse aqui.

O CPB desenvolverá ainda outras atividades para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro). No SESC Vila Mariana, de 18 a 23 de setembro, haverá a Arena Paralímpica, onde estará disponível a experimentação de cinco modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 e tênis de mesa. Os usuários do metrô paulistano ainda poderão desfrutar, até o dia 1º de outubro, de uma exposição de fotos na estação Higienópolis-Mackenzie, da linha 4-Amarela. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias