Notícias

Nova lista da Bolsa Pódio contempla seis atletas do parabadminton

Quinta, 13 de Setembro de 2018, 09h09
O Diário Oficial desta quarta-feira (12.09) divulgou a nova lista de atletas contemplados pela Bolsa Pódio nas modalidades paralímpicas. Ao todo, 143 atletas, de 18 modalidades, foram beneficiados pelo programa, em um investimento anual de R$ 19,9 milhões. Pela primeira vez, o recurso é destinado também a representantes do badminton adaptado, modalidade que foi incluída no programa dos Jogos Paralímpicos para Tóquio 2020.

"O programa paralímpico teve essas alterações e já temos atletas bem ranqueados, que foram indicados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, avaliados pelo grupo de trabalho e aprovados. É mais um suporte com que eles contam para a preparação até 2020, visando contribuir com a meta do esporte paralímpico para Tóquio", ressalta Mosiah Rodrigues, coordenador geral do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

O badminton tem seis atletas contemplados pela Bolsa Pódio. Um deles é Vitor Tavares, de 19 anos, atual nono colocado no ranking mundial na classe SS6 (para atletas de baixa estatura). O curitibano é campeão brasileiro, três vezes medalhista de ouro no Para Badminton International 2018 e tem passagem pelo Brazil International 2017, Spanish International 2018 e Irish International 2018, além de ter conquistado o Prêmio Paralímpicos no ano passado.

"O recurso vai ser bem útil. Ano que vem temos Mundial na Suíça, Parapan, campeonatos importantes em que é essencial a participação. Isso demanda uma grande verba e sem o apoio não seria possível", conta Vitor, que em novembro deste ano também disputa o Pan da modalidade, no Peru.

Há três anos no badminton, dois deles no paralímpico, o atleta está concorrendo ao Atleta do Mês das Américas pelo APC (Athlete of the Month). "É gratificante ver que, com todo o tempo que você se esforçou treinando, consegue concorrer com nomes fortes. É concorrer ao melhor da América e isso é incrível", comemora.

Desde a criação do programa Bolsa Atleta, em 2005, cerca de 26 mil brasileiros já foram patrocinados. O valor destinado ultrapassa a marca de R$ 1,1 bilhão, em mais de 60 mil bolsas. "Isso caracteriza a continuidade do suporte que a gente vem oferecendo aos atletas e que auxilia na manutenção do desempenho e da performance deles", afirma o coordenador Mosiah Rodrigues.

Os contemplados têm 30 dias para enviar o termo assinado e, se enviarem até o dia 20/09, recebem ainda este mês.

Anexos Relacionados (Clique nos links para visualizá-los) :

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias