Notícias

Pesquisador realiza análise de desempenho dos jogos de Parabadminton brasileiro

Quarta, 18 de Abril de 2018, 09h41
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM
Com o crescimento do Parabadminton em todo o mundo, principalmente por conta da primeira participação em Paraolimpíadas que ocorrerá em Tóquio 2020, surge a necessidade de se aprimorar o rendimento dos atletas, através de treinos mais específicos, buscando a excelência. 

O monitoramento dos atletas e equipes durante ou após o jogo é conhecido como “Análise do Jogo”. Pesquisadores, consideram a análise de jogo o englobamento da observação, registro e interpretação dos eventos ocorridos no jogo compilados em um banco de dados. A análise do jogo é considerada primordial no treino e na competição, pois possibilita a tomada de decisão mais consistente, através de informações fidedignas.


Sendo assim, o mestrando em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wendel de Oliveira Mota Ribeiro, realizou durante a I Etapa Nacional de Parabadminton, de 13 a 15 de abril, no Centro Paraolímpico em São Paulo a coleta de dados sobre a pesquisa intitulada de Análise de Desempenho nos Jogos de Para-Badminton.

Foram filmados 22 jogos das classes WH1 e WH2 na modalidade simples masculino para que se possa identificar as principais características que compõem o jogo dessas classes. Assim, será possível preparar treinamentos que auxiliem em melhores resultados dos nossos atletas.


Além disso, foram aplicados questionários para identificar o perfil dos atletas que formam a Seleção Brasileira de Parabadminton, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de se prepararem com técnicos especialistas em suas classes durante o período de 02 a 11 de abril. Essa pesquisa direciona, principalmente nos aspectos de treinamento e as nuances que permeiam a vida do atleta “fora de quadra”, que são tão importantes quanto, pois influenciam nos resultados.

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias