Notícias

Licitação do Centro de Excelência em Badminton avança e obras devem iniciar em breve.

Sexta, 27 de Novembro de 2015, 13h33
admin
admin
O Projeto do Centro de Excelência em Badminton, a ser erguido no Piauí, teve mais um importante progresso para sua completa concepção, no Campus Ministro Petrônio Portella,  onde em breve será construído como sendo o primeiro centro de excelência da modalidade no país.

De acordo com a assessoria oficial da Universidade Federal do Piauí, o processo licitatório Nº 23111.032167/2013-19, que tem como objeto a construção do complexo, está concluído e foi encaminhado para homologação pelo Magnífico Reitor da instituição, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, e posterior adjudicação a empresa Tecon Engenharia LTDA., vencedora do certame, aquela com menor preço global ofertado.

O ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio, disse na primeira quinzena de outubro deste ano, durante evento relacionado ao tour da Tocha Olímpica, em Teresina, que o cronograma das obras para a construção do ginásio modelo de badminton está garantida e cobrou do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), todo o empenho para a conclusão da estrutura de nível internacional, orçada em cerca de R$ 4,1 milhões.

O custo do projeto, de acordo com informações prestadas pelo Chefe do Departamento de Educação Física, Sérgio Galan, será atualizado para que o processo da obra não sofra nenhum contratempo, assegurando que não houve nenhuma impugnação do edital.

Durante visita institucional ao Estado do Piauí, em 2014, o então secretário nacional de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, assinou a liberação de recursos para diversas obras, dentre elas um ginásio de badminton com estrutura de nível internacional. A obra tende a ser referência no Brasil para a prática de alto rendimento.
Após a assinatura do contrato, Ricardo Leyser anunciou a construção do ginásio de Badminton, no Estado que virou referência nacional nessa modalidade olímpica.

A construção do Centro de Excelência em Badminton na UFPI dotará o ginásio de seis quadras no padrão internacional da modalidade e arquibancada para 500 pessoas. O complexo também terá academia, departamento médico, alojamento, cabinas para imprensa, auditório, biblioteca e espaço administrativo. O projeto é um dos mais modernos da modalidade na América Latina.

A obra tende a ser referência no Brasil para a prática de alto rendimento e deverá ser construída antes dos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O presidente da CBBd, Francisco Ferraz, ressaltou que o Centro de prática do Badminton é um projeto desenvolvido pela CBBd, que durante um ano realizou estudos detalhados para finalizar o projeto da obra que faz parte de uma concepção maior de criação de Centros de Treinamento e Formação em Esporte de Alto Rendimento da modalidade, em várias cidades do país.

 “As instalações desse ginásio não servirão somente para treinos ou competições nacionais e internacionais, mas para entrar na cultura esportiva da região, como de todo o país. Outros centros de rendimentos iguais a este que será construído no Piauí deverão ser erguidos em outras cidades do país, tornando cada vez mais o Badminton um esporte de conquistas. Esse é o nosso objetivo de por em prática projetos que tornem o Brasil potencia também neste esporte olímpico”, disse o Presidente da CBBd.

Essas atividades em Teresina serão uma boa oportunidade para celebrar o trabalho conjunto de atletas, técnicos, entidades esportivas, universidades, prefeituras e governo federal para o desenvolvimento do esporte.

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias