Notícias

Badminton Brasil finaliza Pan 2015 como terceira potência no total de medalhas

Sexta, 17 de Julho de 2015, 13h02
Montagem com fotos de: BadminPhoto
Montagem com fotos de: BadminPhoto
O badminton nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, terminou na quinta-feira (dia 16) e o Brasil conquistou a inédita terceira colocação por total de medalhas, com duas pratas e um bronze. O resultado deixou o país somente atrás dos Estados Unidos e do Canadá, as duas maiores potências da modalidade no mundo pan-americano, e coroou uma campanha marcada por feitos nunca antes alcançados pelos atletas nacionais. A Seleção Brasileira chegou a duas finais, obteve o primeiro pódio feminino e superou o número de láureas das edições anteriores.

“O que atingimos foi muito importante para que a modalidade decole, tenha maior visibilidade, conquiste alguns apoios e desperte o interesse da juventude. Além disso, o resultado, com focos diferentes de atuação, tem a participação de todos os envolvidos com o badminton. A modalidade vem evoluindo no Brasil ao longo do tempo, desde que chegou ao país”, disse o Superintendente de Gestão Esportiva da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini Campos.

Em Toronto, o Brasil conquistou as inéditas medalhas de prata com Daniel Paiola e Hugo Arthuso, na dupla masculina, e Lohaynny e Luana Vicente, na dupla feminina, além do bronze com Alex Tjong e Lohaynny, na dupla mista. Até esta edição dos Jogos Pan-Americanos, o país havia faturado dois bronzes. Com Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo na dupla masculina, no Rio de Janeiro, em 2007, e com Paiola na simples, em Guadalajara, no México, em 2011.

“Tenho certeza de que foi o primeiro passo, o início de uma nova era em que o badminton vai brilhar muito mais, brigar por mais conquistas, por espaço no cenário pan-americano. E também vamos aparecer bastante no cenário mundial. Essa conquista não foi somente dos atletas em Toronto. É de todos que fazem o badminton pelo Brasil. O trabalho continua e a CBBd parabeniza a todos que se envolvem com a modalidade”, finalizou Santini.

O bom resultado do badminton brasileiro acontece justamente no ciclo olímpico mais importante na história da modalidade no país. Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil fará sua estreia na disputa já que tem vaga garantida nas simples masculina e feminina por ser a sede do evento. Por meio do ranking, ainda pode buscar a classificação nas duplas masculina e feminina, além da dupla mista.
 
Atualmente é realizado no Brasil um trabalho de divulgação e popularização da modalidade por conta dos Jogos Olímpicos. A entidade já lançou a mascote Petekin, que tem como objetivo atrair as crianças para a prática do badminton.
 
Desembarque

A Seleção Brasileira desembarca no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 10h05 deste sábado. Os atletas chegam no voo AC 90, da Air Canada., no terminal 3.

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias