Notícias

COB lança vídeos sobre prevenção de lesões para atletas e o público em geral

Terça, 26 de Maio de 2015, 10h40
Fonte: COB
Fonte: COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) implantou em 2012 um programa para minimizar o risco de lesões entre atletas de alto rendimento do país. Agora, o COB, através de uma série de vídeos publicados na internet, oferece ao público em geral as mesmas dicas de exercícios específicos de prevenção de lesões para praticantes de cinco modalidades olímpicas: atletismo, basquete, judô, natação e vôlei de praia. Os vídeos estão disponíveis no canal do Time Brasil no Youtube (www.youtube.com/timebrasil) para serem disseminados por toda a sociedade.

“O COB tem se preocupado muito com a prevenção de lesões entre os atletas brasileiros. Mas percebemos a necessidade de expandir esse conhecimento para todo o esporte de alto rendimento e também para o praticante amador e recreativo. Além de contribuir de forma educativa com os atletas, queremos compartilhar essas informações com toda a sociedade, para estimular práticas saudáveis na atividade esportiva”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Para realizar a demonstração dos exercícios preventivos nos vídeos, o COB convocou uma seleção de craques do esporte olímpico nacional: Marilson Gomes dos Santos (atletismo - corrida), Marcelinho Machado (basquete), Sarah Menezes e Mayra Aguiar (judô), Thiago Pereira (natação) e Emanuel Rego (vôlei de praia). As locações também foram de primeira linha, como o Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, e cenários de cartões postais do Rio de Janeiro, como a Praia de Ipanema e o Pão de Açúcar.

Para o coordenador da área de Fisioterapia do COB, Henrique Jatobá, a prevenção de lesões envolve uma série de ações, tais como alimentação saudável, noite de sono de qualidade e bom equilíbrio emocional e clínico. “A fisioterapia entra para complementar o trabalho de todas essas áreas, detectando as lesões mais comuns de cada modalidade e procurando, através de exercícios preventivos, minimizar a intensidade e frequência delas, ou até mesmo eliminar, neutralizar ações de treinamento e de prática excessiva e assim diminuir estas lesões. Nosso propósito é diminuir as chances de lesões específicas de cada modalidade através desta prática”, explicou Jatobá.

O coordenador do COB dá uma dica importante: “Sabemos que muitas lesões ocorrem nos primeiros minutos da prática esportiva. Acontece exatamente quando a pessoa não está concentrada, o aparelho locomotor não está aquecido, os músculos estabilizadores não estão ativados, etc. Isso vale para atletas de alto rendimento ou amadores. Esses vídeos indicam exercícios para o atleta aquecer e estabilizar a musculatura com qualidade, tornando-se assim o primeiro passo na prevenção de lesões. Mas isso não exclui a importância desse atleta procurar um profissional da área de esportes e obter um planejamento customizado para ele”, salientou.

Ainda em 2015, o COB produzirá novos vídeos educativos de outras modalidades esportivas e também vídeos voltados para temas como riscos da automedicação, importância do sono, hidratação e nutrição e preparação mental.

COB implantou programa para os Jogos Olímpicos Londres 2012

O COB realiza um programa de prevenções de lesões de forma mais efetiva com os atletas de alto rendimento desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012. “Desde 2012 estamos mais incisivos em relação ao programa preventivo. E o melhor caminho para isso é a informação. É importante atletas e treinadores perceberem que o programa preventivo traz vantagens comprovadas cientificamente, diminuindo a incidência de lesões e o cansaço”, explicou.

Em termos de Comitês Olímpicos Nacionais, somente a Holanda e a Noruega possuem vídeos educativos como os produzidos agora pelo COB, disseminados para a população em geral. No futebol, a FIFA foi pioneira ao lançar diversos vídeos de prevenção específicos para a modalidade.

“Temos o respaldo científico dos outros comitês, de que os exercícios especiais geram uma redução importante no número de lesões. Com isso, atletas que antes não faziam este tipo de trabalho, hoje nos procuram e falam da necessidade de cumprir os exercícios de prevenção antes de iniciar os treinamentos ou o aquecimento para as competições. Uma grande referência do nosso programa é o velejador Robert Scheidt. Ele abraçou a causa, percebendo a necessidade de fazer um preventivo. Já se tornou parte da rotina do Robert, que notou a diferença em seu rendimento”, contou Henrique Jatobá.

APOIO

PARCERIAS

PATROCINIOS

FILIADA A

CBBd no Twitter

Últimas Notícias CBBd

Mais Notícias